Será que o seu veículo está sofrendo de pane seca?

26 de novembro de 2019
64
carro com pane seca

Hoje, os tanques de combustível dos veículos estão cada vez mais compactos por conta dos motores atuais mais econômicos. No entanto, isso não pode ser um motivo para você esquecer de abastecer seu carro e causar a popular “pane seca”. Você já ouviu falar nesse termo? Não? Então, continue a leitura deste artigo para entender mais sobre esse fenômeno. Fique atento!

Entenda mais sobre a pane seca

2019 12 02 pane seca 2 Será que o seu veículo está sofrendo de pane seca?

O que é?

A pane seca é um fenômeno que acontece quando o carro para de funcionar por falta de combustível. Ou seja, quando todo o combustível é consumido por completo, você fica literalmente a pé!

Causas

A pane seca ocorre pela distração do motorista que, muitas vezes, não presta atenção no marcador do painel que indica que o combustível está chegando ao fim. Em outros casos, o marcador de combustível não está funcionando corretamente e não controla o nível de combustível no tanque.

Infração

Segundo o artigo 180 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), enguiçar por falta de combustível é uma infração média. A penalidade cabível nessa situação é multa de R$130,00, remoção do veículo e mais 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Prejuízos

A pane seca no sistema pode causar problemas na bomba de combustível, uma peça que, na maioria das vezes, fica no interior do tanque. Ela é encarregada de enviar álcool ou gasolina do tanque para o sistema de injeção do carro. Como a bomba trabalha imersa no combustível, este é responsável por resfriá-la e mantê-la a uma temperatura adequada.

No entanto, em situação de pane seca, o baixo nível de combustível reduz a lubrificação da bomba. Resultado: a peça superaquece e pode chegar à queima total.

Além disso, o líquido pode trazer impurezas do fundo do tanque para o sistema de injeção. Como consequência, o funcionamento correto do veículo é prejudicado por completo.

Sistema de reserva não é reservatório à parte

A reserva de tanque nada mais é do que um informativo por uma boia instalada no tanque de que o nível de combustível está próximo ao fim. Essa boia faz com que o marcador indique um nível muito baixo e acenda uma luz de advertência. Isso indica que você tem poucos litros restantes de combustível no tanque. Ou seja, o sistema de reserva de combustível não é um reservatório à parte.

Portanto, para evitar a pane seca, o recomendado é não circular com o carro com menos de ¼ do tanque de combustível. Além, é claro, de abastecer sempre com uma quantidade acima do suficiente para se manter estável em situações de emergência.

Como proceder durante a pane seca?

  1. Pare o carro no acostamento ou, na falta dele, na faixa da direita;
  2. ligue o pisca-alerta;
  3. posicione o triângulo de segurança a 30 metros de distância da traseira do veículo;
  4. mantenha-se em um local seguro e longe do fluxo de veículos da via;
  5. solicite o reboque do veículo com uma associação de proteção veicular.

Agora que você sabe tudo sobre a pane seca, não perca tempo! Conheça os serviços da Auto Visa Rio, a sua cooperativa de proteção veicular (https://autovisario.org.br/) do RJ. Oferecemos serviços de reboque 24 horas para nossos associados, além de diversos outros benefícios incríveis. Entre em contato para saber mais.

Caso queira ler mais conteúdos iguais a esse, visite o nosso blog. Nossos últimos artigos falam sobre jogar lixo pela janela do carro e riscos e punições para quem faz uso do celular ao volante. Confira!