Como trocar a marcha do jeito certo

22 de agosto de 2018
287
Saiba como trocar a marcha corretamente

Para quem nunca dirigiu, uma das coisas no veículo que mais causa curiosidade é a famosa e igualmente necessária marcha. Temida por grande parte dos iniciantes, hoje em dia os carros com câmbio automático já possuem alta procura no mercado, já que tiram a responsabilidade do condutor de trocar a marcha, por exemplo. Porém, engana-se quem pensa que o câmbio manual deixou de ser comum no Brasil.

Quando se adquire experiência, o processo para trocar a marcha torna-se simples, comum e quase intuitivo, mas é de fundamental importância prestar atenção no momento que é feito. Qualquer descuido com o tempo pode gerar gastos maiores no combustível e, consequentemente, no bolso.

Pensando na dificuldade que muitas pessoas têm em trocar a marcha, a Auto Visa Rio separou dicas essenciais para inexperientes (ou até experientes) no assunto.

Quando trocar a marcha

2018 09 04 trocar a marcha 300x200 Como trocar a marcha do jeito certo

Antes de qualquer coisa, é importante saber que a divisão da marcha se dá em cinco níveis: primeira, segunda, terceira, quarta e quinta marcha. A primeira é utilizada para que o veículo entre movimento e, então, num curto espaço de tempo, quando o veículo estiver entre 10 e 20km/h, a troca para a segunda marcha deve ser feita. Atente-se para não arrancar tampouco esticar, pois ambos os atos podem ser prejudiciais ao motor do seu automóvel.

Simples, não?! O processo continua na mesma linha: ao alcançar entre 30 e 40km/h, já é considerada a velocidade ideal para trocar para a terceira marcha, que pode ser esticada até atingir 50km/h e, então, trocada para a quarta marcha.

Alguns fatores são cruciais para saber se é a hora de trocar para a quinta marcha. Por exemplo, dependerá se o ambiente ao redor é urbano ou se você está na estrada. Leve sempre em consideração que a quinta etapa do câmbio pode ser esticada até uma velocidade mais alta.

Dicas infalíveis

2018 09 04 como trocar a marcha do jeito certo cambio 300x234 Como trocar a marcha do jeito certo

Se você está se aperfeiçoando no ato de trocar a marcha, entenda que é essencial criar uma relação de bem-estar com o veículo em questão. Acomode-se no banco do motorista, ajuste a distância para o painel e avalie se o caminho que sua mão fará até o câmbio é confortável. Pode não parecer inicialmente, mas dirigir confortavelmente é uma ótima opção independentemente do tempo de duração da viagem.

Ao colocar tudo em prática, três atitudes devem acompanhar:

- Pise totalmente no pedal da embreagem com o pé esquerdo;
- engate a marcha na alavanca no tempo certo com a mão direita;
- solte o pedal da embreagem lentamente enquanto começa a pisar no pedal do acelerador.

Com o tempo, será notável o quanto o motor estará trabalhando. Por esse motivo, você se encontrará apto a tomar as atitudes para resolver quaisquer situações. É fundamental para o conhecimento que as dicas supracitadas não dispensam, de forma alguma, o ingresso a um centro de formação de condutores da sua escolha. Com o acompanhamento de um tutor profissional, você aprenderá como trocar a marcha. Isso tudo no tempo ideal para evitar possíveis acidentes.

Outra dica infalível para viajar sempre com tranquilidade é contar com uma associação de proteção veicular de confiança como a Auto Visa Rio. Com isso, você e quem mais for de carona no seu veículo estarão sempre protegidos. E o melhor: com uma mensalidade a partir de R$99,00.

2018 09 04 como trocar a marcha do jeito certo automovel 300x206 Como trocar a marcha do jeito certo

Navegue pelo nosso site e conheça mais de nossos serviços. Além de como trocar a marcha, dispomos de um conteúdo cheio de dicas e informações essenciais para motoristas. Conosco, você garante benefícios como assistência jurídica, cobertura contra colisões e serviços 24 horas. Veja os depoimentos dos nossos associados e entre em contato para mais informações.