Tudo que você precisa saber sobre transferência de veículo

13 de março de 2018
831
transferência de veículo

Em situações que envolvem transferência de veículo, é preciso estar atento aos procedimentos burocráticos, como informar à venda ao Detran e, com isso, fazer com que a mudança de propriedade aconteça de forma correta juridicamente. Caso você esteja considerando comprar um carro ou vender o seu, confira os procedimentos necessários para realizar a transferência de veículo nesse artigo da Auto Visa Rio!

Por que fazer a transferência de veículo?

2018 03 14 transferencia de veiculo 300x145 Tudo que você precisa saber sobre transferência de veículo

O processo chamado de Transferência de Propriedade de Veículo atua como uma atualização do automóvel na base de dados do Detran, fornecendo também informações ao RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores). Tal documento permite o acesso a todo o histórico, desde sua fabricação ao dia de seu descarte/venda, reunindo todas as alterações que o veículo possui, como por exemplo, mudança de estado, troca de propriedade, multas, furto e outros.

Ou seja, os cadastros tanto no Detran quanto no RENAVAM precisam dos dados do novo dono, a fim de tornar a situação do veículo regular.

Procedimentos para realizar antes da transferência

Primeiramente, é preciso verificar a situação financeira do carro. Se o veículo possuir algum débito, é necessário quitá-lo, tendo em vista que ele não pode ter nenhum tipo de débito, vencido ou a vencer.

Na unidade, o veículo necessitará de uma vistoria, para que os dados sejam confirmados. Dirija-se ao setor de atendimento para montar o processo e realize o pagamento da Guia de Recolhimento.

Ao fechar a venda de um carro, é preciso reconhecer firma por autenticidade de ambas as partes envolvidas na negociação. Com isso, o comprador irá adquirir o Certificado de Registro de Veículo (CRV) assinado pelo ex-proprietário. Logo, o comprador do veículo terá um prazo de 30 dias para finalizar o processo. Caso contrário acarretará em uma aplicação de multa grave, resultando em um total de 5 pontos na CNH.

Vendedor ou comprador: quem deve realizar a transferência?

2018 03 14 transferencia de veicul 300x145 Tudo que você precisa saber sobre transferência de veículo

A responsabilidade está atrelada a ambos. O comprador tem como obrigação fazer a transferência, até mesmo sendo uma loja de veículos usados. Porém, isso não isenta o vendedor da responsabilidade, caso isso não aconteça. Além disso, não ocorrendo a transferência, o antigo dono/vendedor permanece responsável pelo bem.

O Certificado de Registro de Veículo (CRV) serve justamente para comprovar a venda, além de ser uma garantia para o vendedor, provando que ele não é mais responsável pelo veículo em questão.

É preciso alertar, entretanto, que apenas o CRV não caracteriza a transferência, sendo apenas fundamental para que ocorra a atualização no Detran. O aconselhável é que o comprador cuide urgentemente da parte burocrática.

Documentos necessários

- RG, CPF, CNH – original e cópia;
- Certificado de Registro de Veículo com firma reconhecida no cartório e com ex-proprietário;
- original e cópia do comprovante de residência dos últimos três meses que esteja em nome do comprador ou de algum parente até 1º grau com, no mínimo, 6 meses de expedição;
- laudo de vistoria do carro feito por uma unidade local do Detran ou por uma Empresa Credenciada de Vistoria (ECV);
- comprovante de pagamento das taxas de transferência (costumam variar entre os estados).
- Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV);
- 2 cópias do formulário do RENAVAM;
- comprovantes de pagamento do IPVA, licenciamento e multas quitadas, providos pelo dono anterior;
- 2 decalques do número do chassi do veículo;
- certidão ou pesquisa do RENAVAM comprovando que o veículo em questão não possui débito administrativo pendente.

Agora você já sabe o que é preciso para realizar a transferência de veículo, seja você comprador ou vendedor. Continue acompanhando o blog da Auto Visa Rio para receber mais dicas sobre veículos.

A Auto Visa Rio é uma associação veicular de qualidade e confiança, oferecendo sempre o melhor para você e seu veículo. Mantenha seu bem, usado ou novo, em segurança com a ajuda de uma associação de proteção veicular que, além de oferecer serviços de proteção, conta com uma equipe especializada em suas oficinas credenciadas para garantir a boa estrutura e o funcionamento do seu carro. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos serviços!

Links úteis:
proteção veicular RJ
proteção veicular
associações de proteção veicular