Torque e potência: quais são as diferenças e importância?

1 de julho de 2020
174
Torque e potência

Torque e potência são conceitos da física que também são aplicados ao contexto automotivo. Possuem ligação direta com a atividade desenvolvida pelo motor. Sendo assim, estão presentes como variantes de desempenho veicular. Pensando nisso, a Auto Visa Rio desenvolveu este artigo para que você possa conhecer mais sobre eles. Boa leitura!

O que distingue torque e potência? Conheça as definições!

Para compreender torque e potência é importante ter em mente as noções básicas de definição destes efeitos. Separamos os dois na sequência para facilitar a compreensão. Veja.

Torque

2020 07 18 torque e potencia 1 Torque e potência: quais são as diferenças e importância?

Na física, o torque é tido como uma força que aciona a movimentação de um corpo para rotação. Por essa razão, no contexto automotivo, ele pode ser explicado como a força que permite a capacidade de giro do motor.

Nos carros, o torque resulta em uma força motriz, aquela que é capaz de romper a inércia. Desta maneira, é encontrado todas as vezes que o veículo sai do ponto morto para uma rotação sem que seja necessário fazer muitas trocas de marchas.

O nível do torque pode variar entre os modelos de automóvel, visto que a intensidade varia de acordo com a precisão do motor. Em geral, veículos mais pesados demandam maior nível de torque do que os mais leves.

Os componentes que participam da geração do torque são:

  • câmara de combustão;
  • biela;
  • pistão;
  • virabrequim.

Potência

2020 07 18 torque e potencia 2 Torque e potência: quais são as diferenças e importância?

O primeiro ponto sobre potência já simboliza uma diferença entre torque e potência.

Enquanto o primeiro é a força, o segundo é a capacidade de desenvolvimento de uma tarefa. Ela resulta da operação que tem como variantes o torque e a quantidade de rotações provenientes dos cilindros.

Veja, quanto maior for a potência do veículo, menor será o tempo de resposta. Devido a isso, os carros de corrida precisam que a potência seja maior que o torque.

No entanto, a potência não é a única variante que participa como influenciadora da rotação de um veículo. Outros elementos como peso, condições dos pneus, tamanho das rodas e demais características que interferem tanto na capacidade aerodinâmica quanto na energética também precisam ser analisadas quando há busca de uma resultado satisfatório.

Torque e potência: qual dos dois é mais importante?

Bom, agora que você já conheceu os conceitos de torque e potência é fundamental esclarecer que os dois possuem importância semelhante. Entretanto, o tipo de veículo será responsável por verificar a necessidade de um sobressair ao outro ou não.

Consulte uma oficina especializada para averiguar os níveis de torque e potência do seu automóvel. Peça orientação aos profissionais sobre o que fazer para não diminuir os índices de torque e potência!

Conheça a Auto Visa Rio!

Gostou do nosso artigo sobre torque e potência? A Auto Visa Rio é uma associação de proteção veicular que oferece toda a segurança necessária para você e seu veículo. Nossos benefícios incluem cobertura contra roubos e furtos, cobertura contra colisões, indenizações a terceiros, serviços 24 horas e muito mais.

Além disso, temos oficinas credenciadas nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Minas Gerais e Goiás. Portanto, casa haja qualquer problema no seu veículo, você pode levá-lo a um local especializado para tratá-lo.

Usufrua dos benefícios incríveis que a Auto Visa Rio oferece. Entre em contato conosco e seja um dos nossos associados!

Gostou deste artigo? Continue acompanhando o nosso blog para mais notícias do mundo automotivo. Veja alguns artigos que separamos para você:

× Qual a sua dúvida?