Quais são os tipos de alinhamento de pneus?

27 de agosto de 2019
152
mecânico avaliando os tipos de alinhamento

É comum praticar algumas ações que podem ser prejudiciais ao alinhamento de pneus enquanto se dirige um veículo. Essas podem ser: um pequeno choque contra a calçada, forçar os pneus em buracos na pista ou, até mesmo, uma batida de carro. Por isso, é importante dirigir com cuidado para impedir que esses procedimentos possam causar danos irreversíveis ao veículo. Devido a isso, a Auto Visa Rio produziu este artigo para que você possa conhecer os tipos de alinhamento de pneus! Boa leitura.

Descubra as principais vantagens do alinhamento de pneus

Como foi dito, algumas atitudes podem acelerar o processo de desgaste dos pneus e, consequentemente, do alinhamento desses. Entretanto, conforme o uso do automóvel, situações podem servir como uma forma de alerta para que o condutor entenda que é hora de fazer o alinhamento. Substituição de algum elemento da suspensão ou direção, constante trepidação e instabilidade estão entre elas. Dessa forma, o alinhamento é um recurso que, quando atrelado à manutenção periódica, pode aumentar consideravelmente a vida útil do carro.

A seguir, separamos os tipos de alinhamento que podem ser realizados em seu carro. Lembre-se de realizá-los com uma associação de proteção veicular de confiança!

Alinhamento técnico

Dos três tipos de alinhamento que serão abordados neste artigo, o técnico é considerado o mais comum. Esse procedimento engloba a regulagem da convergência das rodas e o reparo da cambagem.

Em relação às rodas, esse modelo de alinhamento pode ajustar o tamanho das barras onde elas estão encaixadas e, assim, torná-las simétricas. Já no que diz respeito a cambagem, o tipo técnico pode formatar o ângulo em que as rodas formam em união com o solo.

É válido destacar, neste sentido, que problemas com a cambagem em carros atuais podem ser resolvidos com a substituição de buchas. Entretanto, caso não seja suficiente, o alinhamento técnico terá suma importância.

2019 09 06 quais sao as vantagens do alinhamento de pneus2 Quais são os tipos de  alinhamento de pneus?

Alinhamento digital

Para entender o alinhamento digital, é importante que você conheça a diferença entre alinhamento e balanceamento. Isso acontece por conta do alinhamento digital ser oposto ao técnico. Ele consiste em um sistema que garante a segurança do condutor e do veículo. A princípio, deverá ser realizado a cada dez mil km, para que seja efetivo e não deixe de exercer sua função.

Dentre os tipos de alinhamento, este é um que pode ser considerado indispensável por conta da praticidade e conforto promovidos por ele.

2019 09 06 quais sao as vantagens do alinhamento de pneus1 Quais são os tipos de  alinhamento de pneus?

Sistema 3D

Dentre os três tipos de alinhamento, o sistema 3D pode ser conhecido como o que há de mais moderno. Sua funcionalidade é curiosa! Um sensor pode captar a posição das rodas do veículo e transmitir a imagem para a tela do computador. Assim, será possível resgatar um desenho tridimensional dos elementos do automóvel e calcular as medidas que se encontram diferentes do critério industrial dele. Em outras palavras, o sistema 3D reproduz o carro na tela do computador e estipula as diferenças entre as dimensões.

Com o sistema 3D é possível perceber a entrada da tecnologia no contexto das oficinas e associações de proteção veicular. Destacamos que esse modelo é considerado um avanço em comparação com a tecnologia implantada com o laser.

Gostou do nosso artigo? No blog da Auto Visa Rio, você pode conferir quais são os tipos de suspensão, quais foram os carros mais vendidos e tudo sobre proteção veicular. Não deixe de conhecer as vantagens de ser nosso cliente!

Fechar
Auto Visa Rio anuncia patrocínio oficial ao Fluminense