Teste do bafômetro: entenda como funciona

20 de fevereiro de 2019
961
teste do bafômetro

O consumo de álcool é um dos grandes problemas que afetam a segurança no trânsito. Para evitar que motoristas embriagados ofereçam perigo aos pedestres e outros condutores, o Governo Brasileiro implantou o teste do bafômetro.

Desde 2008, a chamada Lei Seca, operação de tolerância zero para motoristas alcoolizados, utiliza um aparelho específico para medir a concentração de álcool etílico no organismo. Quer entender melhor como funciona o teste do bafômetro? Continue lendo este artigo da Auto Visa Rio para descobrir!

Saiba tudo sobre o teste do bafômetro

O que é?

 

O teste do bafômetro faz parte da operação da Lei nº 11.705, de 19 de junho de 2008, também conhecida como Lei Seca. A norma proíbe o consumo de álcool por qualquer motorista antes de dirigir. Ou seja, nenhuma quantidade é permitida. Por isso, o Brasil é considerado um dos países mais rígidos em relação à tolerância de álcool em condutores de veículos.

Há tolerância apenas para casos em que o bafômetro acusa um valor abaixo de 0,05 mg/L. Isso ocorre devido à margem de 1% de erro do aparelho, de acordo com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Como funciona?

 

Para realização do teste do bafômetro, é utilizado um aparelho chamado etilômetro ou alcoolímetro. Sua função é medir a concentração de álcool etílico na corrente sanguínea do motorista. O equipamento faz uma análise do ar dos pulmões para verificar incidência de bebidas alcoólicas.

O teste do bafômetro funciona da seguinte maneira: a pessoa deve soprar um tubo conectado ao equipamento. Em seguida, o ar pulmonar é levado ao catalisador para que o álcool expirado reaja com o oxigênio contido ali dentro. Tal reação libera elétrons, que passam por um fio condutor e geram a corrente elétrica. O chip do aparelho faz o cálculo de concentração de álcool no sangue e mostra o resultado no visor. Lembre-se: quanto mais álcool, maior a corrente.

Em quanto tempo o álcool sai do corpo?

 

Geralmente, leva poucos segundos para o álcool ser absorvido pelo estômago, cair na corrente sanguínea e se transformar em vapor para os pulmões. Por conta da rapidez do processo, o teste do bafômetro é assertivo na maioria dos casos.

Porém, o processo inverso é mais longo. Para se ter uma ideia, pode levar até 10 horas para que a concentração de álcool não seja mais detectado no sangue. Por isso, o mais indicado é que o motorista aguarde, no mínimo, 12 horas para dirigir novamente.

Quais são as consequências?

Se o teste do bafômetro indicar quantidade entre 0,04 mg/L e 0,34 mg/L de álcool, o motorista toma multa gravíssima. De acordo com o Artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o condutor leva 7 pontos na carteira e deve pagar o valor de R$ 2.934,70. Além disso, há suspensão da carteira de habilitação por 12 meses.

Agora, em casos onde o aparelho indique quantidade maior ou igual a 0,34 mg/L, há a mesma penalidade acima, porém com um agravante. O ato é considerado crime, segundo o Artigo 306 do CTB, com detenção de 6 meses a 3 anos.

Posso recusar o teste?

O direito a recusar o teste do bafômetro é garantido pela Constituição. Logo, qualquer motorista pode se negar a fazer o teste, porém essa conduta pode gerar infrações. O agente de trânsito pode verificar a presença de álcool no corpo do condutor por meio de sinais de alteração da capacidade psicomotora. Portanto, se o motorista se recusar a fazer o teste e, mesmo assim, apresentar indícios de embriaguez, ele tomará a mesma multa de quem for pego com mais de 0,04 mg/L de álcool no sangue.

Proteja-se no trânsito!

Para promover um trânsito seguro, nunca dirija sob efeito de substâncias psicoativas. Essa medida protege você, os pedestres e os demais veículos na estrada. Respeitando a Lei Seca você preserva a sua vida e a do próximo!

Quer estar protegido contra o comportamento dos demais motoristas no trânsito? Faça parte de uma associação veicular. Ao se tornar associado, você conta com assistência jurídica, cobertura contra colisões, roubos e furtos e uma série de serviços 24h!

Para isso, conte com a Auto Visa Rio! Somos a melhor associação de proteção veicular do Rio de Janeiro. Oferecemos os serviços citados acima aos nossos associados, além de diversos benefícios adicionais. Entre em contato já!

 

Fechar
Auto Visa Rio anuncia patrocínio oficial ao Fluminense