Tempo de frenagem: o que você conhece a respeito?

3 de maio de 2019
316
tempo de frenagem

O conceito de tempo de frenagem está estritamente associado às leis da física. O que você sabe sobre ele? Neste artigo, a Auto Visa Rio trata a diferença entre distância de reação e travagem, a regra dos dois segundos e dicas para obter um bom tempo de frenagem. Boa leitura!

Tempo de frenagem em carros

Diferença entre distância de reação e travagem

Poucos conhecem a diferença entre distância de reação e travagem. A distância de reação é iniciada quando o motorista visualiza o obstáculo, e é encerrada no momento em que pisa no freio. Em geral, pode variar entre 0,2 e 0,7 segundos, de acordo com cada condutor. O carro, nesse momento, encontra-se em velocidade constante. Pode aumentar em até 10 vezes em condições adversas. Já a distância de travagem, tempo de frenagem, começa no momento em que o freio é acionado até que o veículo pare totalmente.

Direção defensiva

A direção defensiva é uma das matérias que compõem o período teórico de uma autoescola. Ela possui uma regra que relaciona-se com o tempo de frenagem em carros. Chamada de “regra dos dois segundos”, ela busca promover uma boa distância entre carros que estejam na mesma via. Isto é, o motorista de trás precisa marcar um ponto de referência. Quando o veículo que está à frente passar por esse ponto, ele deve começar a contar o intervalo de dois segundos. Caso o carro que ele esteja dirigindo ultrapasse o mesmo ponto em um tempo menor, significa que os dois carros encontram-se muito próximos. É recomendado frear e iniciar nova contagem.

Dicas para obter um bom tempo de frenagem

Sente-se de maneira correta

A primeira dica parece ser boba, mas é fundamental. Ter a postura correta no momento de acionar o freio, facilita o modo como o condutor pisa no pedal. Isso garante máxima eficiência no tempo de frenagem.

Tenha atenção com a manutenção

A manutenção do carro é essencial para o bom funcionamento do mesmo. Evite dor de cabeça mantendo-a em dia e fazendo avaliações periódicas. Lembre-se: o carro é um veículo facilitador, mas requer cuidados essenciais.

Verifique os pneus

Os pneus são responsáveis tanto pela rodagem, quanto pela estabilidade do veículo. É necessário ter em mente que eles podem trazer problemas. Inclusive, o pneu careca pode provocar aquaplanagem, que está relacionada com o tempo de frenagem. Fique atento!

Esteja atento ao desgaste das pastilhas de freio

As pastilhas de freio, por meio do atrito, são responsáveis pela redução da velocidade do disco de freio. Logo, estão ligadas ao sistema de rodas do veículo. Devido à função de frear o carro, são facilmente desgastadas. São necessárias para um bom funcionamento do veículo e tempo de frenagem preciso.

A Auto Visa Rio é a maior associação de proteção veicular no RJ. Conheça o manual de boas práticas para trânsito seguro. Conte com nossos serviços de cobertura contra colisões, assistência jurídica e mais. Torne-se nosso cliente e seja você mesmo um beneficiado.

Fechar
Auto Visa Rio anuncia patrocínio oficial ao Fluminense