Confira 3 riscos de rodar com o tanque na reserva aqui!

25 de junho de 2021
786
Na imagem vemos um painel que indica o tanque na reserva. Confira os riscos de rodar assim!

Você sabia que ao andar com o tanque na reserva podemos correr alguns riscos? Pois é. Assim como encher o tanque até a boca pode ser prejudicial à integridade do sistema de combustível, a prática de rodar com o carro na reserva não é recomendada. Afinal, esse mau hábito pode gerar danos ao veículo. Por isso, para este artigo, a Auto Visa Rio reuniu 3 grandes riscos que você pode correr ao fazer isso. Continue a leitura para saber mais!

Com quantos litros o carro fica na reserva?

O carro está na reserva quando o combustível está próximo de esgotar, ou seja, quando a luz que indica o problema no painel acende. No entanto, não é possível saber exatamente quantos litros você ainda tem ou quantos quilômetros pode rodar. Cada veículo possui um volume de compartimento, que pode variar entre 3 litros e até mais de 10 litros. Para saber ao certo, então, você pode verificar com a concessionária. O ideal é evitar esse momento. Sempre verifique o painel. Assim, você evita os riscos de rodar com pouco combustível.

Veja 3 riscos de rodar com o tanque na reserva!

2021 07 05 tanque na reserva 1 Confira 3 riscos de rodar com o tanque na reserva aqui!

1 – Multa por pane seca

Um dos riscos de rodar com o tanque na reserva é sofrer de pane seca. Ou seja, ficar sem combustível e o carro parar de funcionar subitamente. Além de gerar o risco de acidentes e roubos, a irregularidade pode ter como resultado a multa. Afinal, andar com o veículo nessa situação é considerado uma infração média, prevista no Código de Trânsito Brasileiro.

2 – Perda da bomba de combustível

Ao andarmos com o tanque na reserva, corremos o risco de ocorrer um superaquecimento no veículo. Isso porque o baixo nível de combustível reduz a lubrificação da bomba. Essa, então, não é resfriada e pode sofrer queima total.

2021 07 05 tanque na reserva 2 Confira 3 riscos de rodar com o tanque na reserva aqui!

 

A perda da bomba de combustível pode, ainda, gerar outros problemas ao funcionamento do veículo. Falhas no motor, perda de desempenho, aumento no consumo de combustível e saturação do filtro são comuns nessa situação.

3 – Entupimento dos bicos injetores

Você sabia que o combustível possui substâncias que se concentram no fundo do tanque? Elas são prejudiciais ao motor, mas geralmente são sugadas pela bomba ou ficam presas no filtro de combustível. Não causam problemas. Porém, diante da baixa quantidade de combustível, grande parte desse material danoso é sugado e, consequentemente, satura os filtros.

Ao chegar nos bicos injetores, essas partículas ocasionam entupimentos. Esses, por sua vez, se prolongados podem gerar a queima dos componentes. Os sinais de obstrução dos bicos são:

  • falha generalizadas no carro;
  • aumento considerável no consumo de combustível.

Dessa forma, fica evidente que o ideal é evitar rodar com o tanque na reserva. Rode com pelo menos um quarto da capacidade de combustível do veículo e lembre-se de verificar sempre o painel. Assim, você poderá evitar riscos e custos desnecessários.

Torne-se um associado da Auto Visa Rio!

Agora que você sabe as razões para evitar rodar com o tanque na reserva, junte-se à Auto Visa Rio. Somos uma Associação de Proteção Veicular com mensalidade justa e que oferece assistência por falta de combustível, entre outros serviços 24h. Quer conhecer mais sobre nossa associação? Entre em contato e tire suas dúvidas!

Este conteúdo foi útil? Visite nosso blog! Confira algumas sugestões de conteúdo:

× Qual a sua dúvida?