Superaquecimento do motor: como evitar no verão?

13 de dezembro de 2018
539
superaquecimento do motor

O superaquecimento do motor consiste no aumento excessivo da temperatura da peça. Como consequência, o funcionamento da ferramenta é prejudicado, diminuindo o desempenho do veículo. Os custos para o conserto do problema podem ser altos, gerando prejuízos e aborrecimentos para motoristas. Por essa razão, é importante tomar as devidas precauções para que o defeito não aconteça.

As altas temperaturas do Brasil durante o verão podem facilitar o superaquecimento do motor. Por isso, é importante ter um maior cuidado com o veículo nessa época do ano para não ter prejuízos. Para ajudá-lo nessa tarefa, a Auto Visa Rio elaborou este artigo. Reunimos as principais dicas para evitar o aquecimento da peça no verão e aproveitar melhor o seu carro. Confira!

Dicas para evitar o superaquecimento do motor no verão

2019 01 superaquecimento do motor como evitar no verao imagem 2 300x224 Superaquecimento do motor: como evitar no verão?

Verifique a válvula termostática

A válvula termostática é a peça responsável pelo controle da temperatura de operação do motor e do sistema de refrigeração. Portanto, ela faz com que o motor alcance a temperatura ideal para o seu funcionamento com mais facilidade. Além disso, ela ajuda a evitar variações bruscas na ferramenta. Ou seja, é uma ferramenta imprescindível para prevenir o superaquecimento do motor no verão.

Por conta da importância dessa peça, tenha sempre muito cuidado com ela. Sempre que possível, faça uma avaliação do item e busque por possíveis avarias. Dessa forma, serão menores as chances de ter problemas com o superaquecimento do motor durante o verão. Essa revisão é ainda mais importante for necessário utilizar o veículo com frequência, como nas situações em que é preciso usar o carro para viajar.

Confira a tampa do radiador

2019 01 superaquecimento do motor como evitar no verao imagem 3 300x168 Superaquecimento do motor: como evitar no verão?

O radiador faz parte de um sistema de arrefecimento selado, responsável pela refrigeração do motor. Por essa razão, a sua manutenção é deixada de lado em muitos casos. Mas, o que muitos motoristas não sabem, é que deixar de substituir a tampa do radiador pode causar o superaquecimento.

Nessa peça, a tampa possui uma válvula estequiométrica que libera a saída do líquido de arrefecimento. Ou seja, a tampa possibilita a liberação do líquido de refrigeração em caso de aquecimentos. Por isso, é fundamental que essa peça esteja em boas condições de conservação. O recomendado é que ela seja substituída a cada dois anos ou 50 mil km rodados.

2019 01 superaquecimento do motor como evitar no verao imagem 4 300x193 Superaquecimento do motor: como evitar no verão?

Se a troca da tampa não for realizada, as válvulas da peça deixarão de funcionar. Logo, haverá o vazamento de água e aquecimento do motor. Além disso, todo o sistema de refrigeração do automóvel será prejudicado. Em dias de alta temperatura, esse defeito pode ser fatal para o veículo. Lembre-se de que, se o sistema de arrefecimento estiver sempre em dia, dificilmente problemas com o superaquecimento aparecerão.

Troque o óleo regularmente

Baixo nível de óleo ou óleo velho pode superaquecer o motor. Isso acontece porque esse líquido é responsável por lubrificar as peças. Logo, a falta de lubrificação desgasta as ferramentas do veículo e causa o aquecimento.

O ideal é conferir nos manuais do carro ou na concessionária qual a quantidade de óleo necessária para o funcionamento. Também é importante conhecer os intervalos adequados para a substituição do material. Assim, serão menores as chances de danos.

Conheça qual a marca ideal para o seu veículo. Jamais coloque um óleo aleatório no automóvel, porque as consequências podem ser graves.Tome esse cuidado principalmente após comprar um carro ou fazer a transferência de veículo. Tenha ciência de que cada material será adequado para um determinado tipo de carro.

Faça manutenções periódicas

Além dos cuidados apontados anteriormente, é imprescindível revisar o carro com frequência. Por meio desse serviço, será possível identificar defeitos e realizar as substituições com a antecedência desejada. Entre os elementos que são checados durante o procedimento, estão mangueiras do carro e nível dos fluídos. A prevenção de problemas também pode ser responsável por diminuir o consumo de combustível e prejuízos com o veículo.

Gostou das nossas dicas para evitar o superaquecimento do motor no verão? Continue lendo o nosso blog para receber mais dicas de manutenção de automóveis. A Auto Visa Rio é uma associação de proteção veicular, preparada para atender às suas necessidades. Conosco, você poderá prevenir-se contra roubos e furtos de carros e outras avarias por preços acessíveis. Entre em contato conosco e saiba mais!