×
Auto Visa Rio
O Aplicativo oferece diversas funcionalidades para facilitar a vida do Associado.
Baixar

Seguro de Cooperativa: o que é?

5 de setembro de 2014
8384

Seguro de Cooperativa é uma forma econômica de proteger seu patrimônio. Quem deseja manter o veículo seguro, evitar imprevistos e ainda obter vantagens, pode contar com o seguro de cooperativa. Com valor até 70% mais barato, as cooperativas de seguro oferecem proteção em caso de roubo, furto, acidente ou colisão. Também há vantagens como assistência 24 horas e parceria com empresas de diversos segmentos. As vantagens variam de acordo com as cooperativas.

O funcionamento é simples: um grupo de pessoas se reúne e decide ratear as despesas decorrentes de alguma ocorrência com um dos cooperados. Para garantir a legalidade da operação, geralmente as cooperativas possuem estatuto próprio e registro em cartório. Estes documentos também são a garantia ao associado, que pode recorrer à Justiça, caso ocorra algum problema. As cooperativas de seguro são legais, pois são constituídas e amparadas pelo Código Civil Brasileiro e Constituição Federal.

Seguro de Cooperativa é o mesmo que Proteção Veicular!

Chamado de Proteção Veicular, o programa difere do “seguro” por diversos fatores. O primeiro deles é que a proteção veicular é feita através de uma associação veicular. Já o seguro é oferecido por seguradoras e empresas fiscalizadas pela SUSEP. Outra diferença é a transferência do risco. Na proteção veicular rj, o risco é dividido através de um acordo de responsabilidade mútua e nas seguradoras, o risco é transferido a elas através de uma apólice.

Seguro de Cooperativa: quanto custa?

Em relação ao valor, a proteção veicular é muito mais econômica porque leva em conta apenas o ano e modelo do veículo. Não considera o perfil do condutor ou a localização da moradia. Só há rateio dos custos quando acontece algum evento . Se não, há apenas o pagamento da taxa administrativa mensal.

Seguro de Cooperativa: como contratar?

Para contratar a proteção veicular, basta procurar uma associação de proteção veicular ou cooperativa de proteção veicular levando seus documentos pessoais e documento do veículo para fazer o cadastro. Não há restrição de modelo de veículo, podendo se associar para proteger caminhão, carro de passeio ou moto.

Antes de aderir ao programa, é importante ficar atento à idoneidade da entidade. Infelizmente há entidades não idôneas no mercado que vêm denegrindo o serviço. Por isso verifique toda a documentação da empresa e, principalmente, busque informações junto a outros associados e parceiros.

A internet é uma ótima aliada na confirmação de idoneidade e avaliação da qualidade dos serviços das associações e cooperativas. Busque sites de reclamações e também as redes sociais. Elas são uma vitrine da qualidade dos serviços. Busque as páginas até o final, geralmente os depoimentos negativos acabam ficando no final das páginas. Site das empresas também é vitrine dos serviços. Se o site possui bastante informação e cita parceiros, pode ser um sinal positivo e de profissionalismo.

Quanto mais informações você buscar, mais seguro será seu negócio. Aqui na Auto Visa Rio, disponibilizamos uma série de depoimentos com associados satisfeitos.

× Qual a sua dúvida?