6 dicas de segurança no trânsito: evite acidentes

4 de janeiro de 2022
245
6 dicas de segurança no trânsito: evite acidentes

A cada dia que passa a circulação de automóveis no Brasil está mais caótica e congestionada. Por mais que em 2021 o país tenha reduzido em 30% o número de mortes em acidentes, o número ainda é grande. Dirigir de forma defensiva é muito importante para a proteção de todos. Mas, quer saber 6 dicas de segurança no trânsito? Segue a leitura que a Auto Visa Rio te ensina a evitar acidentes!

6 dicas de segurança no trânsito

1- Manutenção preventiva

Pneus carecas ou vazios, freio com problema, pedais, sistema elétrico e muitas outras peças e dispositivos podem acarretar um acidente de trânsito. Sendo assim, faça a manutenção preventiva do seu carro periodicamente. Certifique-se que seu automóvel está em boas condições de uso antes de sair com ele.

2- Se beber, não dirija!

No estado do Rio de Janeiro, a maioria dos acidentes (64%) são causados por falha humana. Esses são números preocupantes e escancara como pode ser perigoso. Portanto, nunca dirija sob efeito de álcool e drogas. Afinal, seu reflexo e atenção como motorista estará prejudicado. Assim como sua coordenação motora e seu julgamento.

Sem deixar de citar que dirigir sob efeito de álcool ou drogas é crime de trânsito, independente da quantidade ingerida. A pena para quem está na direção do carro embriagado é bem severa. Sendo assim, opte por utilizar um dos vários aplicativos de carro e, com isso, auxiliar na segurança no trânsito.

3- Nada de celular ao dirigir!

2022 01 08 evitar acidentes de transito meio 6 dicas de segurança no trânsito: evite acidentes

Com o crescimento da internet e smartphones, tornou-se comum motoristas dividirem a atenção entre a pista e mandar mensagens. Sabemos que o celular se tornou indispensável, mas na hora de dirigir, não usá-lo é o certo.

Assim como dirigir embriagado, manusear o carro enquanto usa o celular também é considerado crime de trânsito. Além disso, pode ser fatal para todos se sua atenção estiver na tela do smartphone.

Portanto, o ideal é esquecer o celular. Pode acontecer de receber uma ligação urgente ou uma mensagem importante, mas o correto é estacionar o carro em algum local e aí sim usar o aparelho. Assim, você estará colaborando com a segurança no trânsito e com a sua.

4- Mantenha uma distância de segurança

2022 01 08 evitar acidentes de transito meio 2 6 dicas de segurança no trânsito: evite acidentes

Conheça a regra dos dois segundos, ela será uma das suas maiores aliadas na segurança no trânsito. Não é uma ordem absoluta, pois nas vias diversos fatores podem influenciar a sua reação e do próprio carro. No entanto, essa regra ajuda.

Escolha um ponto fixo à margem da via, quando o carro que está a sua frente passar por esse ponto, comece a contar dois segundos pausadamente. Essa é uma maneira de evitar muitas colisões traseiras

5- Respeitar os limites de velocidade

Pense antes de afundar o pé no acelerador, olhe o limite de velocidade da via que está percorrendo. Tenha em mente que o valor indicado nas placas não são meramente ilustrativos. A quilometragem máxima é definida mediante estudos da condição do local, riscos e fluxo.

Sendo assim, respeitar o limite de velocidade independente da rua ou rodovia, é a melhor opção para evitar acidentes de trânsito. Ao manter o aceleramento, o motorista não terá seu tempo de reação prejudicado. Afinal, sabemos como podem ter obstáculos nas vias e ter o controle do seu carro é muito importante.

6- Nada de corredores!

Trafegar entre os corredores de carro é um dos maiores perigos para os motociclistas. Com carros tampando a visão do motoqueiro, evita com que ele veja pessoas atravessando ou até animais.

Outra possibilidade é que outro motoqueiro faça uma manobra no mesmo corredor que o seu e causa acidente entre motos. Portanto, mantendo a segurança no trânsito é preciso muita atenção. Sempre prever a possibilidade de um incidente na pista. Não fique em alta velocidade. Devido a não estar com boa visão, caso precise frear, é necessário está em aceleração moderada.

Auto Visa Rio: a sua associação de proteção veicular!

Conheça a Auto Visa Rio, uma associação de proteção veicular para você e seu veículo. Mantenha seu bem, usado ou novo, em segurança com a ajuda de uma associação como a nossa. Oferecemos serviços de proteção e contamos com uma equipe especializada em oficinas credenciadas. Também oferecemos cobertura contra roubo e furto, contra colisões e serviço de reboque para associados, entre outros benefícios.

Se interessou e quer ser um de nossos associados? Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos serviços!

× Qual a sua dúvida?