Rodízio de pneus: saiba como fazer de maneira correta

19 de abril de 2018
199
rodízio de pneus

Aprender um pouco mais sobre a manutenção do seu veículo é um benefício para você e, principalmente, seu bolso, pois caso a manutenção dos pneus do seu veículo não seja feita de maneira correta, o prejuízo pode ser enorme. Sendo assim, uma boa forma de ajudar na vida útil dos pneus do seu carro e economizar é realizar o rodízio de pneus regularmente.

O rodízio de pneus nada mais é que realizar a alteração do local e da posição de origem do pneu, ou seja, a que o pneu está originalmente montado. Porém, nem todos sabem realizá-lo de forma correta e quais são seus benefícios. Por isso, a Auto Visa Rio preparou este artigo para você contando mais sobre o rodízio. Confira!

Saiba mais sobre o rodízio de pneus

2018 05 28 rodizio de pneus 300x200 Rodízio de pneus: saiba como fazer de maneira correta

Como fazer o rodízio de pneus corretamente?

Para realizar o rodízio de pneus você precisa analisar a tração do seu veículo, sendo elas:

Tração Traseira

Os pneus traseiros devem ir para frente em linha reta, ou seja, seus lados não serão trocados. Simultaneamente, os anteriores irão para trás, de forma cruzada. Caso trate-se de uma tração inteira, altere o lugar dos componentes formando um “X”.

Tração Dianteira

Os pneus traseiros vão para frente, porém, nesse caso, seus lados serão invertidos, fazendo o pneu traseiro esquerdo passar a ser o dianteiro direito. Já os dianteiros voltam em linha reta para trás.

Pneu Unidirecional

Tratando-se de pneus com desenhos unidirecionais devem ser trocados, independentemente das circunstâncias, em linha reta. Ou seja, os de trás vão para frente e os de frente vão para trás.

Após realizar o rodízio dos pneus, recomenda-se fazer o alinhamento e balanceamento destes, a fim de garantir a estabilidade da direção do seu veículo.

Além disso, é preciso saber que veículos com diferença de tamanho em suas rodas precisam de procedimentos especializados e devem ser verificados por um mecânico qualificado.

Vantagens do rodízio de pneus

2018 05 28 rodizio de pneus vantagens 300x196 Rodízio de pneus: saiba como fazer de maneira correta

A forma que os pneus dianteiros e traseiros se desgastam são distintas, devido aos seus pesos. Por exemplo, os pneus da frente sofrem um desgaste maior e mais rápido que os traseiros, pois carregam cerca de mais de 60% do peso do veículo. Tal fenômeno também se deve a maneira que os condutores dirigem.

Devido às conversões feitas à esquerda sofrerem uma velocidade maior do que quando converge para a direita, tal prática faz com que o pneu dianteiro direito receba mais carga, resultando em um desgaste maior e mais rápido comparado ao pneu dianteiro esquerdo.

Por meio de um rodízio de pneus é possível equalizar tais padrões de desgaste ao realizar as alterações de posição no tempo correto.

Com esse processo feito regularmente, o seu carro consegue fornecer ao motoristas e seus passageiros, viagens mais seguras. Além disso, aumenta a vida útil dos seus pneus e, com isso, diminui a necessidade de substituição ou compra de um novo. As trocas adequadas fazem com que seu veículo tenha mais estabilidade na direção, evitando acidentes, perdas de controle e, inclusive, um maior consumo de combustível e aumento da vida útil do sistema de amortecimento.

Caso esse artigo tenha conseguido sanar suas dúvidas ou tenha feito você aprender sobre rodízio de pneus no seu carro, saiba que no blog da Auto Visa Rio você consegue encontrar diversas dicas sobre veículos e suas situações cotidianas. Somos uma empresa de proteção veicular do RJ, disposta a oferecer um serviço de qualidade para o seu veículo. Conte com uma associação de proteção veicular como a Auto Visa Rio para a segurança do seu veículo. Entre em contato conosco e saiba mais sobre no que a Auto Visa Rio pode te oferecer!

Links úteis:
proteção veicular rj
associações de proteção veicular
associação veicular