×
Auto Visa Rio
O Aplicativo oferece diversas funcionalidades para facilitar a vida do Associado.
Baixar

Saiba 4 riscos de dirigir com sono e cansaço

2 de fevereiro de 2021
84
riscos de dirigir com sono e cansaço

Já se pegou bocejando no volante? Notou que os olhos deram uma piscada por mais tempo enquanto seu carro estava circulando em uma via? Caso sua resposta seja sim, saiba que você escapou de um sufoco. Afinal, uma série de riscos de dirigir com sono e cansaço poderiam ter te alcançado, concorda? Pensando nisso, separamos uma lista com os principais problemas causados pelo cansaço excessivo. Leia este artigo e saiba como preservar sua segurança!

Quais os riscos de dirigir com sono e cansaço? Veja abaixo!

1- Redução dos reflexos

Segundo informações divulgadas pela Academia Brasileira de Neurologia (ABN), com apoio da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET), os riscos de dirigir com sono e cansaço são semelhantes à mistura de álcool e direção. Por essa razão, ao sentir que está bocejando muito ou que alguma parte do corpo está mais relaxada, tenha cuidado! Esse pode ser um sinal que seus reflexos estão reduzidos. Lembre-se que quanto mais cansado você estiver, maior será sua dificuldade de reagir a um estímulo. Cuidado!

2021 02 riscos de dirigir com sono e cansaco 2 Saiba 4 riscos de dirigir com sono e cansaço

2- Risco de morte

Caso você seja um condutor que faça uso de remédios contínuos, ansiolíticos, sedativos, antialérgicos e antidepressivos, saiba que eles interferem diretamente nas habilidades necessárias para a condução.

Por isso, prefira ingeri-los antes de dormir ou depois de já ter terminado suas tarefas com o veículo no dia. Lembre-se que os efeitos corporais geram impactos na direção que podem provocar risco de morte para você e outras pessoas que circulam pela via. Seja prudente e se posicione a favor de um tráfego mais seguro.

2021 02 riscos de dirigir com sono e cansaco 1 Saiba 4 riscos de dirigir com sono e cansaço

3- Errar o caminho ou travar o trânsito

Não poderíamos deixar de citar este tópico entre os riscos de dirigir com sono e cansaço. Apesar de ser menos comum, errar o caminho é um dos fatores que podem te alertar para a fadiga intensa. Sendo assim, se isso ocorrer uma vez ao longo de uma viagem longa ou no seu trajeto para casa, pare o carro em local devido e prefira descansar. Agir desta maneira vai impedir que você seja responsável por travar o trânsito.

4- Infração

Por último, mas não menos importante dentre os riscos de dirigir com sono e cansaço, segundo o que explicita o Art. 166 do Código de Trânsito Brasileiro, “confiar ou entregar direção de veículo à pessoa que não esteja em estado físico ou psíquico de conduzir é uma infração gravíssima”. Logo, está sujeita à multa de R$ 293,47 e 7 pontos na carteira. As condições de sono, fadiga, pressa, dores e doenças formulam este enquadramento.

Junte-se à Auto Visa Rio!

Gostou de conhecer os riscos de dirigir com sono e cansaço? Se você trabalha com seu carro ou faz longos trajetos todos os dias, saiba que contar com a nossa Associação de Proteção Veicular é a melhor escolha. Cobramos valor justo de mensalidade e seu carro já sai coberto após a contratação. São muitas vantagens, não é mesmo? Então, não deixe de entrar em contato conosco e solicitar ainda hoje a proteção completa do seu veículo.

Aproveite para ler mais artigos como este em nosso blog. Veja:

× Qual a sua dúvida?