Qual é a funcionalidade das luzes do painel?

25 de setembro de 2019
378
Luzes do painel: saiba agora para que servem!

Uma das primeiras tarefas do condutor ao entrar em um carro, ainda na auto escola, é entender as luzes do painel. Cada uma delas possui um significado e a simbologia pode variar de acordo com o modelo do veículo. Contudo, uma norma básica é seguida por todas as montadoras, para torná-las o mais próximas possível. Ela pode ser verificada no manual do automóvel. Prossiga a leitura deste artigo e saiba mais a respeito das luzes que constam nos painéis!

5 principais luzes do painel e o que representam

2019 10 17 qual e a funcionalidade das luzes do painel1 Qual é a funcionalidade das luzes do painel?

Algo importante de considerar a respeito das luzes do painel são as cores. Essas podem ser modificadas de acordo com a gravidade do problema apresentado. Fizemos uma lista para que você possa compreender melhor:

  • amarela: a luz amarela não representa um defeito grave, logo o carro não precisa ser estacionado imediatamente. Entretanto, é preciso conduzi-lo à oficina mais próxima assim que ela aparecer no painel. O ideal, nesse sentido, é que apenas alguns quilômetros a mais sejam rodados;
  • vermelha: diferentemente da luz amarela, a vermelha requer que o carro seja parado imediatamente. Apenas deste modo será possível evitar danos ao motor;
  • verde ou azul: ficam aparentes quando algum dispositivo do carro está acionado. Ou seja, se a seta estiver ligada, faróis estiverem altos, dentre outras situações.

Agora que você já conheceu as diferenciações entre as luzes. Veja abaixo quais são as suas simbologias e de que formas elas podem interferir no desenvolvimento do veículo.

Injeção eletrônica

Em primeiro lugar entre as principais luzes do painel está a luz de injeção eletrônica. Ela deve ser acendida todas as vezes que o sistema de ignição do carro é acionado. Por conta desse fator, é de suma importância estar atento a forma como ela aparece no painel. O ideal é que ela apareça e logo em seguida seja apagada. No entanto, caso ela continue acesa depois deste primeiro momento, pode indicar problemas no motor. Já, por outro lado, se não acender quando a for dada a ignição, pode estar queimada e, devido a isso, demandar troca.

A luz de ignição possui coloração amarela e a simbologia dela é o formato de um pequeno motor.

Bateria

Ao contrário do que pensa o senso comum, a luz da bateria não está associada diretamente à bateria do veículo. Essa luz inclui todos os aparatos que fazem parte deste sistema. Assim, ela inclui, as correias, fios, alternador, a bateria e outros.

A luz da bateria aparece no painel com a coloração vermelha e sua simbologia é uma bateria com os pólos positivo e negativo.

Vale destacar que uma vez acionada o veículo deve ser estacionado imediatamente. O significado dessa alerta para o mau funcionamento do sistema elétrico do automóvel.

2019 10 17 qual e a funcionalidade das luzes do painel2 Qual é a funcionalidade das luzes do painel?

Abastecimento

Quando se pensa em um automóvel, é impossível não lembrar das formas de abastecimento. Dessa maneira, a terceira das luzes do painel a serem abordadas neste artigo é a luz de abastecimento. Ela funciona como uma forma prática de alertar ao condutor sobre a pequena quantidade de combustível que existe no tanque.

Algo para ressaltar a respeito dela é que não segue a nenhuma das colorações que dispusemos acima. Em geral, possui aspecto alaranjado e tem como símbolo uma bomba de abastecimento ou uma bola, podendo variar de acordo com o veículo.

Óleo

O óleo é considerado um dos componentes cruciais para o bom funcionamento do motor. Por conta desse fator, a luz de óleo, ainda que esteja em quarto lugar, é uma considerada uma das que mais devem preocupar os condutores. Quando é acionada, não necessariamente representa que não há óleo suficiente. Também é capaz de indicar que existe óleo a mais, o que é tão prejudicial quanto. Portanto, em outras palavras, ela indica falhas no sistema de lubrificação do motor.

A luz do óleo é vermelha e sua simbologia é um recipiente com uma gota de óleo. É posicionada, em geral, do lado esquerdo do painel.

TPMS

Por último, mas não menos importante, a luz de pressão dos pneus (TPMS) também é uma das luzes do painel. Ela pode ser encontrada em alguns carros que possuem sistema eletrônico de pressão dos pneus. São acionadas, em geral, quando algum pneu fica desregulado. Devido a essa condição, o condutor deve observar a condição dos pneus, verificar se há necessidade de troca, e fazer a calibragem deles.

No painel, a luz de TPMS é considerada de advertência. Por isso, possui cor amarela e é simbolizada tanto pela sigla “TPMS”, quanto por um desenho com um ponto de exclamação dentro.

Você pode conferir mais artigos a respeito deste e mais temas no blog da Auto Visa Rio! Não deixe entender como trocar a suspensão do seu carro, quais são os fatores para escolher carro para viajar, cuidados na hora de abastecer o carro e muito mais!

Fechar
Auto Visa Rio anuncia patrocínio oficial ao Fluminense