Conheça os principais itens do sistema de arrefecimento

27 de agosto de 2019
68
Mecânico mexendo no sistema de arrefecimento do carro

O sistema de arrefecimento é responsável por regular a temperatura do motor. Ele é considerado muito importante para impedir o superaquecimento desse componente. No entanto, para atingir esta funcionalidade, uma série de itens trabalham em conjunto. Aqui, neste artigo, a Auto Visa Rio separou alguns deles e suas funções para que você possa conhecê-los. Boa leitura!

Cinco partes do sistema de arrefecimento

Nenhum condutor gosta da expressão “fundir o motor”, correto? Essa situação pode acontecer por conta do veículo rodar com o nível de óleo abaixo do permitido. A consequência? Simples, o superaquecimento do motor!

Dessa forma, para evitar esse acontecimento, é fundamental conservar a manutenção do veículo em dia e se atentar ao estado do sistema de arrefecimento. Para isso, confira abaixo alguns itens operam para manter a temperatura ideal do “coração” de todo automóvel.

Reservatório

Dentre as partes do sistema de arrefecimento, o reservatório fica responsável por guardar a água. É muito importante circular apenas com o volume de água devido dentro desse. Por isso, sempre cheque a quantidade e, caso necessário, abasteça com água. Use aditivo apenas caso o marcador se encontre abaixo do nível ou no mínimo.

2019 09 23 conheca os principais itens do sistema de arrefecimento1 Conheça os principais itens do sistema de arrefecimento

Bomba d’água

A bomba d’água é um dos itens do sistema de arrefecimento que possui bastante importância. Ela é responsável por permitir que a água circule dentro do sistema e consiga atingir as peças do motor do veículo. Para tanto, será acionada por meio da correia do motor.

Válvula termostática

Uma vez que a bomba d’água já “lançou” o líquido para os componentes do motor, é o momento da válvula termostática entrar em jogo. Ela garantirá que a água, que já se encontra no componente, alcance a temperatura ideal para sua atividade. Isso é, não poderá ser elevada, mas também não pode ser considerada fria.

Quando o nível é atingido, a válvula se abre com a ação da cera expansiva. Assim, será autorizada a passagem do líquido do bloco do motor para o radiador. Por fim, será possível conduzir a produção de um novo processo de resfriamento.

Radiador

O radiador é um dos itens mais importantes! Tem como função permitir a troca de calor entre o ar quente e frio. Vale destacar que o primeiro, parte do motor, enquanto o segundo, da atmosfera. Esse procedimento se dá ao passo que a água passa pelas aletas do radiador e, de acordo com que entra em contato com o ar externo, é resfriada.

Dentro do radiador, poderá ser encontrado o interruptor térmico. Esse é responsável por acionar a ventoinha caso o ar que passe por ele não for suficiente. Tal acessório, nesse caso, fica encarregado de resfriar o líquido no interior do sistema.

2019 09 23 conheca os principais itens do sistema de arrefecimento2 Conheça os principais itens do sistema de arrefecimento

Sensor de temperatura

O sensor de temperatura pode ser localizado em diversas partes do motor. Nele, é possível encontrar uma pastilha chamada “termistor”. Ele, por sua vez, é um resistor que pode variar de acordo com a temperatura. Logo, quando a temperatura do motor é baixa, a resistência elétrica encontrada é alta. Isso impossibilita a passagem de corrente elétrica para o ponteiro do painel do carro.

Gostou do nosso artigo sobre o sistema de arrefecimento? No blog da Auto Visa Rio, você encontra mais artigos para enriquecer seu conhecimento! Veja como trocar a marcha corretamente, os principais tipos de suspensão, qual é a função do ar condicionado do carro, quais são os hábitos que influenciam no consumo de combustível e muito mais! Não deixe de conferir as vantagens de ser nosso cliente!

Fechar
Auto Visa Rio anuncia patrocínio oficial ao Fluminense