Manual de boas práticas para trânsito seguro

21 de janeiro de 2019
550
trânsito seguro

Sendo o Brasil o quinto país com mais acidentes fatais no trânsito, motoristas devem mudar o comportamento. Ou melhor, prestar atenção às regras e, de forma definitiva, respeitá-las. Muitos acidentes são causados por falta de atenção ou desdém de alguma cláusula do regulamento para quem deseja dirigir no país. Pensando nisso, a Auto Visa Rio traz neste artigo um manual para um trânsito seguro. São as mesmas boas práticas adotadas por nossos profissionais na realização dos nossos serviços, agora disponibilizadas a você gratuitamente.

Ainda sobre o lastimável dado que assegura que pedestres e motoristas estão em constante conflito por aqui, existe prejuízo. Em 2017, constatou-se que acidentes do tipo custam R$19 bilhões por ano. Distanciando o Brasil da meta acordada com Organização Mundial de Saúde de reduzir 50% o número de mortes no trânsito. Se todos adotarem boas práticas para um trânsito seguro, a probabilidade do objetivo ser alcançado aumenta. Alinhado ao que informa o Código de Trânsito Brasileiro, a seguir estão dicas rápidas, porém eficientes, que fornecem segurança para vida de todos.

Trânsito seguro: o que é direção defensiva?

2019 02 05 transito seguro volante 300x200 Manual de boas práticas para trânsito seguro

Para o trânsito seguro, a direção defensiva é uma das medidas que evitam a proliferação de acidentes por falhas humanas. Essas informações são passadas durante a formação do motoristas mas, por muitas vezes, acabam sendo esquecidas. Ou na pior das hipóteses, não aplicadas, já que tirar vantagens no trânsito soa mais aplicável.

Atente-se às sinalizações

Os sinais e placas de sinalização não foram instalados em vão. Estão presentes em todos lugares justamente para evitar acidentes e tornar o trânsito seguro. Todavia, muitas pessoas preferem ignorar esses recados previamente analisados. Por isso, faz-se necessário esse adendo no manual de boas práticas. Estude cada placa de sinalização e identifique quais estão no seu trajeto.

Forneça segurança

Usar o cinto de segurança não é apenas para a vistoria policial. Para um trânsito seguro, equipar-se de todas as opções de segurança deve ser a única opção. Portanto, fornecer segurança é indispensável para dirigir com tranquilidade. E o cinto de segurança é aplicável a todos dentro do veículo, não apenas para o motoristas. Para qualquer distância, tenha certeza de que tudo está favorável para um trânsito seguro. Outro item importante da segurança é a locomoção de crianças dentro dos veículos. Lembre-se de verificar qual é a cadeira correta de acordo com a idade. Evite acidentes e outras situações indesejadas aos pequenos.

Esteja confortável

Dirigir com sono ou sob efeitos de bebidas alcoólicas pode ser prejudicial de igual forma. Antes de uma viagem longa, mantenha corpo e mente descansados. O mesmo se aplica para viagens de média ou curta distância. Os problemas costumam aparecer durante o caminho, mas não precisam (leia-se: não devem) partir de você. Alinhado a isso, está a importância de dirigir sóbrio, já que motoristas alcoolizados são multados.

Evite celular

2019 02 05 transito seguro celular 300x173 Manual de boas práticas para trânsito seguro

O aparelho celular é o grande inimigo do trânsito seguro. Evitar sua utilização enquanto dirige é obrigação. Seja uma mensagem nova ou aquela necessidade de fotografar, tudo pode se tornar perigoso. Não existem exceções para uso, nem que seja em engarrafamento ou semáforos. A multa pode beirar, facilmente, os R$300,00.

Mantenha a distância

A distância para o veículo da frente dita o que pode acontecer em situações imprevisíveis. Para uma direção defensiva e trânsito seguro, manter-se distante proporciona tempo para agir em situações de risco. Além disso, fornece mais espaço para manobras. Essa é uma regra básica para todas as pessoas interessadas em dirigir com responsabilidade.

Cuide do veículo

Faça a manutenção periódica para ter certeza do bom funcionamento da parte mecânica do veículo. Por deixar esse cuidado de lado, muitos motoristas são surpreendidos em plena estrada e causam acidentes, engarrafamentos e etc. Prevenção nunca é demais quando o assunto é trânsito seguro.

Infrações gravíssimas

São alguns exemplos de infrações que comprometem o trânsito seguro:

– dirigir com apenas uma mão e, com a outra, utilizar telefone celular;
– dirigir sem CNH ou com CNH vencida/cassada/de outra categoria;
– recusar teste de bafômetro e/ou dirigir sob efeito de substâncias psicoativas;
– disputar corrida e “racha”;
– não prestar socorro o condutor que se envolve em acidente;
– deixar de dar passagem a veículo em serviço de urgência;
– estacionar em vagas para pessoas idosas ou com deficiência sem credencial para tal condição;
– ultrapassar pela direita um veículo de cunho escolar ou de transporte público;
– deixar de reduzir velocidade perto de escolas, hospitais, creches, protestos, desfiles, aglomerações, cortejos e etc.;
– possuir dispositivo anti-radar no veículo;
– conduzir veículo sem registro, licença, placa legível;
– bloquear, com o veículo, a via.

Contribua para um trânsito seguro

2019 02 05 transito seguro placas 300x157 Manual de boas práticas para trânsito seguro

Tráfego seguro depende do motorista e, logicamente, das condições que envolvem o veículo. A Auto Visa Rio é uma associação de proteção veicular referência no segmento. Oferecemos cobertura contra roubo e furto, contra colisões e assistência 24 horas. Navegue pelo nosso site, faça uma simulação e invista.

Fechar
Auto Visa Rio anuncia patrocínio oficial ao Fluminense