Por que algumas pessoas têm medo de dirigir?

29 de março de 2019
499
medo de dirigir

Segundo pesquisas, cerca de 2 milhões de brasileiros têm medo de dirigir (também conhecido como amaxofobia). Desse total, 80% são mulheres. Muitos motivos desencadeiam tal fobia na mente dos indivíduos. Traumas de infância, estresse e falta de segurança são uns dos principais.

Identificar a origem do problema é o primeiro passo para quem deseja superar essa situação difícil. Por isso, a Auto Visa Rio preparou este artigo para te ajudar a entender melhor a causa do seu medo de dirigir. Leia atentamente, a seguir.

Medo de dirigir: conheça os motivos

 

Traumas do passado

É muito comum que um indivíduo com medo de dirigir tenha passado por alguma experiência negativa no passado. Ele pode ter se envolvido em algum acidente grave ou ter sido testemunha de um. Isso desenvolve o chamado estresse pós-traumático, distúrbio caracterizado pela dificuldade de se recuperar após vivenciar um acontecimento assustador.

Traços da personalidade

A personalidade de cada indivíduo também é uma causa para o medo de dirigir. Pessoas que têm medo de errar, são muito autocríticas e não gostam de receber xingamentos têm tendência a desenvolver amaxofobia. Pessoas perfeccionistas se enquadram nessa situação.

Motoristas que possuem tais características desejam dirigir com perfeição e, por isso, travam mais por medo de errar. Muitas vezes, eles não têm coragem de enfrentar o trânsito intenso e se adaptar à situação. Além disso, se preocupam muito com a opinião alheia e sentem-se inseguros para prosseguir.

Distúrbios nervosos

Ataques de ansiedade e pânico podem levar o cérebro a desenvolver medo de dirigir. O estresse devido a congestionamentos de trânsito, brigas e outras situações agitadas também podem causar a amaxofobia.

Pressão da sociedade

A pressão que a sociedade impõe nos indivíduos pode causar o medo de dirigir. É comum que as pessoas sofram com a imposição de tirar a Carteira de Habilitação Nacional (CNH) assim que completam 18 anos. Depois, há cobranças para dirigir bem e ter seu próprio veículo. Tudo isso acarreta na fobia de pegar no volante e, consequentemente, na vergonha da exposição.

Situações perigosas

A fobia de dirigir pode ser causada por experiências com trajetos perigosos, com neblina, chuva intensa, neve e outras condições. Aparição de animais de grande porte na estrada causam um grande susto e também podem desencadear o distúrbio.

Maus instrutores

O momento de aprendizagem é um dos causadores do medo de dirigir. Geralmente, o indivíduo assiste aulas teóricas tranquilamente. Mas, no momento das aulas práticas, conhece o pavor pela direção. Isso pode ocorrer pela rigorosidade dos instrutores ou, até mesmo, pela falta de empatia e paciência com os alunos.

Falta de segurança

 

A violência no trânsito aumenta a cada dia no Brasil, fazendo milhares de vítimas todos os dias. Assaltos, furtos, brigas e acidentes podem causar medo de dirigir em pessoas de todas as idades, mesmo que elas não tenham passado por nenhuma dessas situações. Aliás, o receio do trânsito como um todo pode se manifestar em iniciantes no volante ou não.

Como vencer o medo?

 

Depois de conhecer as causas do seu medo de dirigir, o ideal é procurar ajuda médica para ter um diagnóstico preciso. Um especialista em psicologia do trânsito será capaz de prescrever o tratamento correto para o seu caso de amaxofobia. A Auto Visa Rio publicou um artigo com dicas para te ajudar a perder o medo de dirigir. Além de tratar sua fobia, é indicado proteger seu veículo contra possíveis acidentes, furtos e avarias. Para isso, você pode fazer parte de uma associação veicular, que oferece soluções e benefícios para motoristas.

Seja associado da Auto Visa Rio! Somos uma associação de proteção veicular com unidades no Rio de Janeiro, Campinas e Espírito Santo. Oferecemos diversos benefícios, como cobertura contra roubo e furto, assistência jurídica e indenização a terceiros. Entre em contato conosco para saber mais sobre os nossos serviços!

Fechar
Auto Visa Rio anuncia patrocínio oficial ao Fluminense