×
Auto Visa Rio
O Aplicativo oferece diversas funcionalidades para facilitar a vida do Associado.
Baixar

Como aumentar a vida útil dos pneus do carro? Saiba aqui!

5 de outubro de 2020
1155
duração dos pneus do carro

Os pneus são artefatos tão importantes quanto o motor no veículo. A rodagem deles permite o deslocamento e, por isso, mantê-los em bom estado é compreendido como sinônimo de segurança. Sendo assim, boas ações fazem a diferença quando o assunto é aumentar a vida útil dos pneus do carro. Veja quais são elas neste artigo! Ao final, veja como a Auto Visa Rio pode te auxiliar caso algum imprevisto ocorra. Boa leitura!

Pneus do carro: saiba como prolongar a durabilidade deles!

2020 10 21 pneus do carro 1 Como aumentar a vida útil dos pneus do carro? Saiba aqui!

1- Respeite a pressão máxima orientada pelo fabricante

Se você deseja manter a vida útil dos pneus do carro, respeitar a pressão orientada pelo fabricante é a primeira atitude positiva. Andar com o carro em pressão baixa ou mais alta pode forçar as rodas e influenciar diretamente na capacidade de aderência.

Além disso, o pneu murcho pode contribuir para o aumento de consumo de combustível.

2- Conheça a capacidade de carga máxima

Outra informação importante sobre os pneus é o limite de carga máxima. Deste modo, estar acima deste tende a fazer com que estes componentes fiquem mais sensíveis a danos na estrutura externa, como arranhões, ou internas, a exemplo de rasgos. O desgaste da banda de rodagem também pode surgir a partir da manutenção de carga alta sobre os pneus.

3- Atenção à inspeção visual

O aumento da vida útil dos pneus do carro também passa por uma avaliação que pode ser feita por você: inspeção visual. Aqui, não dependemos de questões técnicas, mas sim de observação. Note sempre seus pneus antes de sair de casa. A profundidade dos sulcos não deve ser inferior a 1,6 milímetros e a válvula de escape precisa estar completamente vedada.

4- Manutenção do alinhamento correto

2020 10 21 pneus do carro 2 Como aumentar a vida útil dos pneus do carro? Saiba aqui!

Assim como já foi dito em outro post aqui no blog, existem diversos tipos de alinhamento. No entanto, todos eles são voltados para uma contribuição: impedir o desgaste prematuro dos pneus do carro. Ou seja, quando o alinhamento está em dia é possível reduzir o nível de consumo de combustível e manter os componentes da suspensão resguardados.

5- Realize o rodízio de pneus

O rodízio de pneus equaliza os padrões de desgaste deles. Desta maneira, tendem a durar mais e representar, mais uma vez, economia para você.

O recomendado é que o rodízio de pneus seja feito a cada 5.000 quilômetros percorridos. Atente-se a essa numeração.

6- Note suas ações no trânsito

É comum que o motorista desenvolva vícios ao dirigir o automóvel depois de um certo tempo. Em função disso, atitudes como frenagens bruscas e acelerações indevidas têm a capacidade de comprometer a durabilidade dos pneus.

Por isso, o seguimento das normas, como reduzir a velocidade antes de manobras em curvas, faz completa diferença. Essa ação impede o desgaste acentuado e desigual dos pneus.

7- Transite por ruas bem pavimentadas

Ruas muito esburacadas ou com falhas muito grandes na pavimentação prejudicam os pneus do carro. Por isso, evitá-las ao máximo ou garantir uma velocidade bem reduzida quando passar por elas é compreendido como um método de proteção à estrutura.

Chame a proteção veicular para urgências com o pneu do carro!

Ainda que todas as dicas acima sejam seguidas, a Auto Visa Rio entende que algumas interferências com a estabilidade dos pneus do carro possam ocorrer. O serviço de troca de pneus da nossa associação de proteção veicular garante que você possa continuar sua viagem a partir do reparo feito no local. Entre em contato conosco e se torne um de nossos associados para ter esta cobertura!

Leia mais artigos como este em nosso blog. Veja:

 

× Qual a sua dúvida?