Afinal, pneu careca é um perigo no trânsito?

20 de fevereiro de 2019
409
pneu careca

Você sabia que circular com um veículo que tenha pneu careca pode gerar infração? Além de complicações com as leis de trânsito, a utilização de tal componente pode causar acidentes graves. Por isso, é extremamente necessário que os motoristas tenham consciência sobre o assunto e saibam qual é a hora certa de trocar seus pneus. Para esclarecer se o pneu careca é uma ameaça no trânsito, a Auto Visa Rio preparou este artigo com diversas informações. Leia mais, a seguir.

Quais os riscos de rodar com pneu careca?

Acidentes

2019 03 24 pneu careca 2 300x199 Afinal, pneu careca é um perigo no trânsito?

O pneu careca é aquele que sofreu desgaste durante a sua vida útil. Em resumo, podemos simplificar dizendo que os sulcos da banda de rodagem perderam sua profundidade. Ou seja, o espaço entre a parte inferior e superior dos sulcos diminuiu e gastou a borracha até um ponto que não é recomendado para circulação. Pneus mal calibrados, por exemplo, duram menos e podem tornar-se carecas.

Como a finalidade dos pneus é fornecer atrito com o solo, um desgaste provoca insegurança na condução do veículo. Por exemplo, um carro com pneu careca é mais propício a derrapar nas curvas por conta da sua falta de aderência com a superfície. Isso causa muitos acidentes, inclusive em situações graves.

Instabilidade

A direção de veículos com pneus carecas é amplamente afetada, provocando certa instabilidade. A perda de controle do automóvel em alta velocidade pode causar trepidações e barulhos nas rodas. Em casos mais sérios, o pneu pode estourar por conta da sua fragilidade.

Aquaplanagem

 

Os sulcos dos pneus são responsáveis por garantir as boas condições de direção sobre o piso molhado e em condições de chuva. Em casos de pneu careca, que não possui a profundidade necessária nos sulcos, a água não é expelida. Dessa forma, forma-se uma fina camada de água entre os pneus e o solo. Esse fenômeno chama-se aquaplanagem. Assim, os pneus perdem contato com o solo e passam a deslizar descontroladamente em trechos planos. Isso faz com que o motorista perca o controle do veículo, aumentando o risco de acidentes graves nas pistas.

Uma dica: caso a aquaplanagem ocorra, nunca tente frear ou virar o volante. Nessas situações, o recomendado é desacelerar e manter o automóvel em linha reta para recuperar o controle da direção.

Infração

 

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê infração de trânsito para “quem conduzir o veículo em mau estado de conservação, comprometendo a segurança”. A prática representa infração grave, com multa no valor de R$ 195,23 e 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), os pneus devem ter sulcos com profundidade mínima de 1,6 milímetro. Caso contrário, é considerado um pneu careca e está passível de multa. Se a banda de rodagem também estiver completamente lisa, o motorista também será multado.

Seja um associado da Auto Visa Rio!

Viu como é importante saber quais riscos o pneu careca oferece à segurança de todos no trânsito? Por isso, lembre-se de conferir sempre seus pneus e faça parte de uma associação veicular.

A Auto Visa Rio é a maior empresa de associação de proteção veicular do Rio de Janeiro. Oferecemos todo o suporte necessário para proteger você, seu carro e sua família. Atuamos com cobertura contra colisões, roubos e furtos, assistência jurídica, indenização a terceiros e benefícios adicionais. Conte conosco para serviços 24h de qualidade e competência. Entre em contato para saber mais!

Fechar
Auto Visa Rio anuncia patrocínio oficial ao Fluminense