Placas de estradas: entenda a importância

27 de maio de 2019
200
importância placas de estrada

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, sinalização é o conjunto de sinais de trânsito e dispositivos de segurança colocados na via pública com o objetivo de garantir sua utilização adequada. Dessa forma, é possível ver a importância das placas de estradas. O principal objetivo delas é garantir a segurança no trânsito, para condutores e pedestres. Nesse artigo, a Auto Visa Rio aborda as placas de estradas. Gostaria de saber quais são? Continue a leitura e confira!

Saiba mais sobre as placas de estradas

As placas de estradas são de regulamentação, advertência e indicação. Essas podem ser permanentes ou temporárias. As permanentes são fixas, em geral, usadas para indicar pontos fixos da estrada. Por exemplo, podem servir para demonstrar que naquele espaço existe uma curva à direita. Já as temporárias são usadas para indicar fatores diferenciados, como obras na pista. A seguir confira algumas placas de estradas, seus significados e classificações.

2019 06 23 placas de estradas entenda a importancia2 300x225 Placas de estradas: entenda a importância

Regulamentação

As placas de estradas de regulamentação são sinalizações verticais. Suas mensagens são imperativas. Elas orientam aos usuários da via quais são as proibições, restrições e obrigações a serem seguidas. Devido a isso, são classificadas como permanentes nas vias. Podem ser encontradas em vias pavimentadas ou rurais. As cores predominantes dessas são vermelho e branco. Em geral, possuem o fundo branco e bordas vermelhas. O desrespeito às placas de regulamentação pode constituir infrações no CTB, Código de Trânsito Brasileiro.

Um dos exemplos que pode ser dado para as placas de estradas de regulamentação é o “proibido estacionar”.

2019 06 23 placas de estradas entenda a importancia1 300x200 Placas de estradas: entenda a importância

Advertência

Diferentemente das placas de regulamentação que orientam condutas, as de advertência alertam possíveis “perigos”. Seguem o modelo de recomendação. Suas cores principais são amarelo e preto. Entretanto, a placa laranja e preta, que simboliza “obras”, também faz parte das placas de advertência.

Elas têm por intenção levar ao conhecimento do usuário as condições locais. Dessa forma, essas placas de estradas podem advertir ao condutor a presença de animais na pista, área escolar, passagem sinalizada de ciclistas e mais.

Seu posicionamento nas vias garante que o condutor tenha tempo de vê-la, entender a mensagem e sentir-se prevenido. Portanto, elas são classificadas tanto como permanentes, quanto temporárias.

2019 06 23 placas de estradas entenda a importancia3 300x300 Placas de estradas: entenda a importância

Indicação

As placas de estradas de indicação são fundamentais para situar o condutor ao longo da via. Elas podem demarcar a proximidade ou distância dos locais de interesse, além de sinalizar serviços auxiliares dispostos ao longo do percurso. Podem seguir dois modelos, indicativo ou orientação, veja-os a seguir:

Indicativo: este busca situar o condutor em relação à via ou o trajeto. Podem indicar postos de gasolina, restaurantes ao longo da estrada e viadutos, por exemplo. Em geral, as placas de estradas que seguem o modelo indicativo têm cores preto e branco ou azul e branco.

Orientação: indica ao condutor o trajeto que conduz a determinados destinos. As cores das placas de orientação são verde e branco. Com a exceção das placas de serviços auxiliares, que têm cores azul e branco.

Conheça a Auto Visa Rio

Gostou do nosso artigo sobre placas de estradas? Conheça a Auto Visa Rio! Somos uma cooperativa de proteção veicular ! Em nosso blog, você encontra tudo sobre o seguro para acidentes pessoais de passageiros , práticas para trânsito mais seguro, entre outros artigos. Realizamos serviços 24 horas, cobertura contra colisões e mais! Entre em contato e veja os benefícios de ser nosso cliente!

 

Fechar
Auto Visa Rio anuncia patrocínio oficial ao Fluminense