Pane elétrica automotiva: conheça os sinais e soluções!

5 de outubro de 2020
132
Homem frustrado com a pane elétrica

Todo proprietário de automóvel sabe que a mecânica do veículo funciona como o coração dele. Por conta disso, qualquer problema relacionado a ela deve ser resolvido de forma breve para não comprometer outras partes que dependem desta operação em perfeito estado. A Auto Visa Rio compreende que imprevistos possam ocorrer embora você siga à risca todos os cuidados com o veículo. Criamos este artigo com o objetivo de mostrar as principais causas de pane elétrica e as soluções para ele. Boa leitura!

Pane elétrica no veículo: o que deve ser notado?

2020 10 05 pane eletrica 1 Pane elétrica automotiva: conheça os sinais e soluções!

Antes de falarmos especificamente sobre os problemas elétricos em veículos, precisamos levantar a seguinte afirmação: todo bom motorista precisa ter conhecimento sobre a parte mecânica. Não precisa ser um expert, no entanto, curiosidade sobre o tema ou compreensão básica do assunto ajuda muito neste momento.

O entendimento sobre alguns detalhes como o estado da bateria, capacidade do alternador e informações dos demais itens que participam da composição elétrica nos deixam mais próximos das soluções. Afinal, a pane elétrica sempre será decorrente do mau funcionamento de uma ou mais partes constituintes. Falaremos sobre elas na sequência.

Bateria

Sem sombra de dúvidas, bateria descarregada está entre os principais motivos para pane elétrica. No passo em que ela cumpre com a função de fornecer energia para o motor de partida e alimentar o sistema elétrico, precisa ser verificada em todas as manutenções.

O mau desempenho da bateria também pode ser notado pelo condutor quando as luzes do carro não acenderem ou parecerem mais fracas. Além disso, se o motor não fizer barulho próximo ao comum também pode ser algo que identifique o mau estado da bateria. É importante estar atento aos sinais.

A solução para que problemas na bateria não ocorram é certificar-se do desligamento de todos os componentes do carro, principalmente os que são ligados à bateria.

Alternador

O alternador é responsável por transformar energia mecânica em energia elétrica. Quando cumpre com a função, é capaz de deixar a bateria 100% carregada. Deste modo, a variação do papel do alternador termina tendo sinais bastante semelhantes aos que são vistos em problemas com a bateria. Os dois estão interligados dentro do sistema elétrico.

Correia do alternador

A violação de pequenas partes na correia do alternador é uma razão para pane elétrica. Isso pode ocorrer em consequência do uso excessivo da peça tendo em vista que ela é feita em maior parte por borracha.

Injeção eletrônica

Por último, caso a luz de injeção apareça no painel e depois o veículo desligue, é sinal de que a injeção eletrônica não está correta. O condutor deve manter a manutenção em dia para impedir esta situação. Contudo, na hipótese de todos os cuidados serem reservados e ainda assim haver problemas, é preciso contar com uma associação de proteção veicular.

2020 10 05 pane eletrica 2 Pane elétrica automotiva: conheça os sinais e soluções!

A Auto Visa Rio tem orgulho de ser uma associação de proteção veicular que garante socorro elétrico ou mecânico! Assim, garantimos que a pane elétrica seja resolvida por profissionais qualificados. Nós vamos até você! Entre em contato com a nossa equipe para conhecer mais informações sobre como se tornar um de nossos associados!

Aprofunde seu conhecimento sobre assuntos relacionados a este em nosso blog. Aproveite para ler sobre:

 

 

× Qual a sua dúvida?