Hábitos de direção que influenciam no consumo de combustível

26 de janeiro de 2018
4193
Conheça os hábitos que aumentam o consumo de combustível

O consumo de combustível sempre foi e sempre será uma preocupação dos motoristas. Essa preocupação pode aumentar ainda mais diante de uma crise econômica e o aumento constante no valor do combustível em nosso país. Mas, você sabia que mudar alguns hábitos de direção pode reduzir em mais de 20% o consumo de combustível e ainda aumentar a vida útil do seu veículo?

Pensando nisso, a Auto Visa Rio reuniu neste artigo alguns hábitos que você deve evitar se deseja economizar no combustível.

7 hábitos que aumentam o consumo de combustível

Dirigir em alta velocidade

2018 02 11 dirigir em alta velocidade 300x156 Hábitos de direção que influenciam no consumo de combustível

Pode parecer óbvio, mas a velocidade do veículo influencia diretamente no consumo de combustível. Quanto maior for a autonomia, a distância percorrida por litro de combustível consumido, logicamente, maior será o consumo de combustível. A alta velocidade é um fator que influencia sobretudo nas estradas, pois quanto mais rápido estiver o veículo maior será a resistência do ar, exigindo mais consumo de combustível. Por exemplo, uma viagem a 110km/h pode ter uma economia de até 25% no consumo de combustível quando comparada a uma de 140km/h, mesmo que em menor velocidade a viagem seja mais longa.

Andar com pneus descalibrados

Circular com os pneus descalibrados além de ser uma atitude que diminui a vida útil do produto, aumenta o consumo de combustível. O processo é semelhante a uma bicicleta com pneus murchos, o gasto de energia necessário para pedalar-lá será muito maior. Assim acontece com os carros. O atrito dos pneus “murchos” com o solo aumenta e isso demanda um maior consumo de combustível.E o mesmo ocorre se direção estiver desalinhada. Além de tudo, andar com pneus descalibrados pode forçar os sistema de suspensão e direção do veículo. Para evitar problemas, é fundamental que a pressão dos pneus seja conferida mensalmente, mas, vale lembrar que cada automóvel tem uma calibragem específica e ela deve ser feita com os pneus frios para que o processo seja feito de forma correta.

Ligar o ar-condicionado no máximo

Em dias quentes é difícil não ligar o ar-condicionado na potência máxima, mas, infelizmente, utilizar o aparelho no máximo significa aumentar consideravelmente o consumo de combustível do veículo. O uso regular do ar-condicionado é um dos maiores causadores do consumo excessivo de combustível, principalmente em centros urbanos. Este gasto aumenta cerca de 20% no verão. Por isso, em trajetos mais longos, procure utilizar as entradas de ventilação do próprio veículo ao invés do ar-condicionado. Outro hábito bastante útil é estacioná-lo em locais com sombra ou locais cobertos para refrescar o automóvel, além de utilizar películas protetoras ou protetores solares no vidro do veículo a fim de evitar ligar o ar-condicionado.

Viajar com as janelas abertas

Embora ligar o ar-condicionado no máximo exija muito do automóvel, viajar com as janelas abertas também não reduz o consumo de combustível, principalmente em alta velocidade. Andar com as janelas abertas em velocidade maior que 60km/h pode aumentar a resistência do ar e, com isso, o carro consumir ainda mais combustível. A mesma regra vale para teto solar e o bagageiro, que devem ser retirados se não estiverem em uso. Portanto, o ideal é que em viagens longas o ar-condicionado seja ligado em potência moderada e os vidros sejam fechados. Mas, vale lembrar que esta recomendação não vale para passeios rápidos dentro da cidade, apenas para viagens longas e que exigem mais do veículo.

Carregar peso em excesso

Quando o assunto é viajar de carro, qualquer peso a mais faz diferença. Esta diferença é sentida não só no próprio espaço do automóvel, mas também no consumo de combustível dele. Portanto, evite excessos ao pegar a estrada. Leve apenas o necessário, como roupas e objetos pessoais. Uma opção viável é fazer a compra de alimentos e bebidas durante o trajeto, evitando o excesso de peso. Pensar com cuidado no peso do carro além de reduzir o consumo de combustível, torna a viagem ainda mais prática e confortável.

Não levar o carro para as revisões periódicas

Às vezes um simples detalhe pode ser um dos responsáveis pelo aumento do consumo de combustível.Prevenir os problemas é melhor do que ter que lidar com eles. Portanto, sempre fique atento às recomendações dos fabricantes e não deixe de lado as revisões, elas são muito importantes para controlar o funcionamento do seu automóvel. Um carro com as revisões em dia além de economizar recursos financeiros proporciona mais segurança a você e sua família.

A sua segurança e de sua família devem ser sempre a prioridade. Para isso, conte com uma associação de proteção veicular como a Auto Visa Rio. Conosco, seu carro e sua família estarão seguros por um preço que você pode pagar. Entre em contato conosco para saber mais sobre proteção veicular!

 

Links úteis:
cooperativa de proteção veicular
proteção veicular rj
associação veicular