É motorista de aplicativo? Veja 7 dicas de trânsito essenciais!

25 de junho de 2021
274
Na imagem vemos o motorista de aplicativo verificando algo no telefone.

O motorista de aplicativo precisa sempre ter cuidado ao rodar. Afinal, ele está suscetível a multas e perigos do trabalho, além de estar responsável pela vida do passageiro durante o trajeto. Por isso, nós montamos esta lista com dicas que você precisa seguir durante a jornada. Assim, você irá garantir tanto sua integridade quanto a do passageiro e do veículo. Continue lendo!

Confira as melhores dicas para o motorista de aplicativo!

1- Confirme os dados do usuário

Para garantir a sua integridade, não esqueça de confirmar a identidade da pessoa antes de deixá-la entrar no carro. Afinal, existe sempre o risco de haver roubo ou outro tipo de violência. Por conta disso, o ideal é checar todos os recursos disponíveis e, se houver, o código de segurança.

2- Peça indicação de rota ao passageiro

2021 07 16 motorista de aplicativo 1 É motorista de aplicativo? Veja 7 dicas de trânsito essenciais!

Mesmo quando o aplicativo indicar um caminho, é sempre interessante conferir com o passageiro. Isso porque a tecnologia pode não considerar o trânsito ou a situação de perigo de determinada região. Desse jeito, é importante confirmar com o cliente se ele tem alguma rota alternativa de preferência.

3- Respeite as regras de trânsito

Outra dica importante é respeitar as regras de trânsito. Afinal, além de garantir a segurança dos presentes dentro e fora do veículo, também evita multas. Lembre-se de que em 2021 ocorreram algumas mudanças no Código de Trânsito Brasileiro. Então, não esqueça de:

  • evitar o uso do celular ao volante;
  • manter os faróis acesos durante a noite;
  • abastecer o veículo para evitar a pane seca;
  • prestar atenção no prazo de renovação da CNH.

4- Evite rodar com sono e cansado

2021 07 16 motorista de aplicativo 2 É motorista de aplicativo? Veja 7 dicas de trânsito essenciais!

Dirigir com sono e cansaço também é um risco que o motorista de aplicativo não deve correr. Afinal, não é só a sua segurança que estará em perigo. Ao estar com sono, temos a atenção reduzida. Como resultado, podemos:

  • errar o caminho;
  • não observar as placas de trânsito com a devida atenção;
  • correr o risco de levar uma multa.

5- Deixe a manutenção preventiva sempre em dia

Uma das dicas principais para o motorista de aplicativo é sempre estar com a manutenção preventiva em dia. Essa irá verificar se algo está fora dos padrões adequados para uso antes que dê algum problema. Assim, além de evitar acidentes, ainda previne outros transtornos, como a necessidade de troca de uma peça cara.

6- Cuide para não deixar o tanque vazio

Rodar com o tanque na reserva pode ser prejudicial. Isso porque além de causar problemas no sistema automotivo, gera ainda o risco de ocasionar acidentes. Esse pode ser pela falha de uma peça ou por uma parada brusca. O ideal é sempre verificar o painel e abastecer antes de chegar na situação de reserva.

7- Junte-se a uma Associação Veicular

Por fim, mas não menos importante, junte-se a uma Associação de Proteção Veicular. Além de ser econômica, pode ajudar em momentos de necessidade. Afinal, o motorista de aplicativo terá auxílio financeiro em caso de sinistros e outros serviços 24h quando houver necessidade. Assim, não correrá risco de vida ou obterá custos desnecessários.

Conheça a Auto Visa Rio!

A Auto Visa Rio é uma das melhores associações de proteção veicular do mercado. Quer evitar riscos e obter suporte quando necessário? Entre em contato conosco e garanta qualidade!

Gostou deste artigo sobre dicas para o motorista de aplicativo? Visite nosso blog e leia mais conteúdos como este!

× Qual a sua dúvida?