Dicas para manutenção de ar-condicionado automotivo

29 de março de 2019
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manutenção de ar-condicionado

Hoje, o aparelho de ar condicionado é uma necessidade até mesmo dentro dos veículos. Sua instalação traz diversos benefícios, como redução de ruídos externos e eliminação de fumaça, poeira e odores. No entanto, ainda há muitas dúvidas sobre a correta manutenção de ar-condicionado automotivo por parte dos seus usuários.

É necessário ter conhecimento sobre alguns fatores importantes que ajudam no aumento de vida útil do ar-condicionado. Isso ajuda a responder às principais questões sobre o assunto. Em função disso, a Auto Visa Rio preparou este artigo com 6 dicas sobre a conservação do aparelho. Confira!

6 dicas de manutenção de ar-condicionado do carro

Use o aparelho regularmente

 

Um dos principais motivos que atrapalham a manutenção de ar-condicionado automotivo é a sua falta de uso. Não é necessário ligar o aparelho todos os dias, mas acioná-lo regularmente é essencial para prevenir problemas de funcionamento. É indicado ligar o ar-condicionado por uns 5 ou 10 minutos uma vez por semana para garantir seu bom desempenho. Não esqueça de ligá-lo também durante o inverno.

A utilização regular do ar-condicionado evita danos no compressor e ressecamento das mangueiras. Consequentemente, tal ação impede o vazamento do gás refrigerante — o que pode danificar o equipamento. Além disso, a prática não interfere no consumo de combustível do veículo.

Preserve a bateria do carro

Se não houver um cuidado, o ar-condicionado pode ser um inimigo para a bateria do seu carro. Isso se dá devido ao fato de que o equipamento ligado demanda mais carga elétrica para o veículo conseguir iniciar. Como resultado, há dificuldade para acionar o motor, o que acarreta no enfraquecimento da bateria. Para garantir uma boa manutenção de ar-condicionado, é indicado sempre desligar o aparelho antes de dar a partida.

Utilize o botão de recirculação com moderação

O botão de recirculação do ar-condicionado serve para possibilitar um resfriamento mais rápido do automóvel. Além de impedir que o ar externo e outras impurezas entrem na cabine. No entanto, esse recurso não deve ser acionado constantemente, pois causa sobrecarga no aparelho e satura o ar no interior do carro.

O botão de recirculação deve ser utilizado apenas em casos de deslocamento nas áreas que possuem grande concentração de fumaça e poluição. O recomendado é ativar o recurso por cerca de 15 minutos, apenas. Depois de refrigerar o ambiente, desligue-o.

Cuidado com a incidência do sol

 

Estacionar o veículo sob o sol forte durante longos períodos causa um aumento brusco de temperatura no interior da cabine. Essa situação faz com que a maioria dos motoristas fechem as janelas e liguem imediatamente o ar-condicionado. Porém, saiba que esse é um péssimo hábito, já que pode atrasar ainda mais a manutenção de ar-condicionado automotivo.

O ideal é deixar os vidros abertos por alguns minutos, para que o ar quente seja expulso rapidamente. Depois, feche as janelas, dê a partida e ligue o ar-condicionado. Deixe as saídas de ar voltadas para cima e tenha um melhor aproveitamento da refrigeração!

Providencie a limpeza periodicamente

Não espere surgir qualquer indício de problemas no ar-condicionado para fazer a revisão no aparelho. O ideal é levá-lo para a limpeza a cada 6 meses para eliminar fungos e bactérias que afetam a qualidade do ar. Assim, é possível evitar a transmissão de doenças respiratórias aos passageiros.

Procure uma oficina especializada para fazer a manutenção de ar-condicionado automotivo. A revisão avalia as condições do filtro de ar, da grade e das mangueiras. Caso seja necessário, faça a substituição dos itens. Vale ressaltar que é necessário verificar o funcionamento do ar-condicionado durante o ano inteiro, e não apenas no verão.

Escolha o aparelho certo para seu carro

 

A melhor forma de evitar constantes visitas às oficinas para fazer a manutenção de ar-condicionado é escolher o aparelho certo para o seu carro. Os modelos 1.0 solicitam equipamentos similares, que já vêm instalados da fábrica. Já os modelos 1000 requerem aparelhos com compressor menor para evitar aumento do peso do veículo ou alteração no rendimento.

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