Jogar lixo pela janela do carro é considerado infração de trânsito?

28 de outubro de 2019
25
passageiro do carro cometendo o ato de jogar lixo pela janela

Despejar qualquer tipo de resíduo nas ruas é mais que uma atitude incorreta. É uma verdadeira falta de respeito com o meio ambiente! E, quando o comportamento impróprio vem de um motorista, a situação se agrava. Além de prejudicar a natureza, a ação pode causar acidentes nas estradas. Continue a leitura para descobrir se jogar lixo pela janela do carro é considerado infração de trânsito. Fique atento!

Afinal, jogar lixo pela janela do carro é infração?

2019 11 25 jogar lixo pela janela 1 Jogar lixo pela janela do carro é considerado infração de trânsito?

Sim, jogar lixo pela janela do carro é considerado uma infração de trânsito!

Atirar substâncias ou quaisquer outros objetos nas vias é uma infração média prevista no artigo 172 do Código de Trânsito Brasileiro. O motorista penalizado é sujeito à multa no valor de R$ 130,16 e recebe quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

A autuação é feita em flagrante, porém, é possível recorrer via Defesa Prévia. A fiscalização é responsabilidade das autoridades competentes: nas ruas, a Secretaria de Trânsito; nas estradas, a Polícia Rodoviária.

Vale ressaltar que não é apenas o condutor que pode levar uma infração por jogar lixo pela janela do carro. O passageiro que despeja detritos ou qualquer tipo de lixo nas vias públicas também pode ser autuado.

Portanto, seja motorista ou passageiro, é essencial praticar boas atitudes no trânsito. Alterar maus hábitos, conscientizar o próximo e recolher o lixo no local adequado promovem o respeito mútuo e a cidadania. Logo, temos um trânsito cada vez mais humano e mais adequado a todos os usuários!

Riscos ao meio ambiente e aos usuários do trânsito

2019 11 25 jogar lixo pela janela 2 Jogar lixo pela janela do carro é considerado infração de trânsito?

Jogar lixo pela janela do carro é gravíssimo! A atitude pode entupir os bueiros, além de contaminar as galerias de águas das chuvas e as nascentes dos rios. Ademais, alguns objetos, como papel e cascas de frutas, podem levar até 12 meses para se decompor. Plásticos e latas de alumínio demoram, em média, de 200 anos para desaparecerem, enquanto as garrafas de vidro podem durar até um milhão de anos.

É importante salientar que, além de prejudicar o meio ambiente, o ato de jogar lixo pela janela do carro implica em outros riscos, como graves acidentes nas estradas. Qualquer objeto atirado em movimento, como sacolas ou pacotes de alimentos, pode afetar motoristas que vêm logo atrás do veículo. Assim, reações impensadas ou sustos podem levar a um acidente — que, com práticas corretas, poderia ser evitado.

Em geral, os motociclistas são os usuários mais frágeis, pois estão em constante risco. Alguns pilotos não usam a viseira de proteção e, de repente, o lixo descartado pela janela pode entrar nos olhos. Além disso, danos materiais são uma das consequências mais comuns. Como exemplo, podemos citar vidros quebrados ou danificados.

Agora que você sabe que jogar lixo pela janela do carro é uma das infrações de trânsito que muitas pessoas ainda não conhecem, expanda seu conhecimento! O blog da Auto Visa Rio contém conteúdos exclusivos sobre trânsito que podem te ajudar a entender melhor esse universo.

Veja os tipos de alinhamento de pneus, cuidados com o carro antes de viajar, como evitar batida de carro e muito mais! Conte com a melhor associação de proteção veicular do Rio de Janeiro. Conte com a Auto Visa Rio. Seja nosso associado e aproveite nossos benefícios!