Tabela FIPE: saiba o que é e como ela funciona

7 de junho de 2017
671
Tudo sobre Tabela FIPE.

Quem lida com compra e venda de automóveis, provavelmente, sabe o que significa Tabela FIPE. Até mesmo quem não tem contato direto com a comercialização de veículos pode ter ouvido falar sobre esse assunto.

É comum que as concessionárias façam promoções baseadas na precificação feita pela Tabela FIPE. Dependendo das características do veículo, a negociação pode ser favorável tanto para o comprador quanto para o vendedor. Não há como negar que esse mecanismo traz diversos benefícios para a comercialização de automóveis.

Quer saber mais sobre as vantagens oferecidas pela Tabela FIPE? Então, confira as informações que destacamos a seguir.

O que significa Tabela FIPE?

A Tabela FIPE é um índice de valor médio, em reais, dos veículos pertencentes ao mercado brasileiro. Os dados, que são atualizados mensalmente pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), são obtidos por meio de pesquisas sobre os preços médios dos veículos em todo o território nacional. Valores muito abaixo ou muito acima da média são descartados porque comprometem a função principal da tabela que é, justamente, estabelecer uma base de cálculo para o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Como ela funciona?

Apresentando os valores médios dos veículos usados, a Tabela FIPE funciona como um parâmetro para a comercialização de carros, motocicletas, caminhões e ônibus. Os dados são distribuídos de acordo com o fabricante, o modelo e o ano de cada veículo, tendo um mês referente para cada precificação.

Na consulta online à Tabela FIPE, após serem preenchidos os campos no formulário de busca, aparece uma enumeração com o preço médio do veículo para o mês vigente. Além de permitir que a consulta seja impressa, o site da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) oferece um código de autenticação e um link para a validação da consulta.

2017 06 08 carro valorizado 300x162 Tabela FIPE: saiba o que é e como ela funciona

 

 

 

 

 

Como a Tabela FIPE interfere no valor do carro?

Diversos critérios influenciam direta ou indiretamente na precificação dos carros. Quesitos como ano do veículo, local de fabricação, cor, nível de conservação e acessórios são levados em consideração na hora de formular o preço. Se o automóvel possuir itens diferenciados como rodas de liga leve, ar-condicionado, bancos de couro e câmera de ré, ele pode ter uma valorização superior a que foi anunciada na Tabela FIPE. Ou seja, por mais que a tabela defina preços para os veículos, é possível comprar ou vender carros por valores diferentes dos tabelados.

Como ela é utilizada no IPVA e no seguro do automóvel?

Com relação ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), a base de cálculo é feita a partir da média do valor de cada automóvel, segundo a FIPE. A partir disso, chega-se ao custo final. É válido ressaltar que o IPVA eleva-se junto ao valor do carro em anos de inflação alta.
Já nos casos de seguros automobilísticos, a média de valores pode variar de acordo com critérios regionais de precificação. É importante mencionar que o indicador de valor médio do veículo está diretamente ligado à indenização que será paga pelo seguro. Em casos de perda total do automóvel, a seguradora terá que pagar a indenização baseando-se no mês referente à Tabela FIPE.

Ao comprar um carro, busque por vendedores que considerem os critérios da Tabela FIPE para que você pague um valor condizente com a realidade de mercado. Além disso, conte com uma associação de proteção veicular, a fim de garantir a segurança do seu automóvel. a Auto Visa Rio oferece vários benefícios relacionados à proteção veicular. Entre em contato conosco e conheça nossos serviços!

 

Saiba mais:
associação veicular
proteção veicular RJ
associações de proteção veicular