Tudo o que você precisa saber sobre a reciclagem de CNH

28 de agosto de 2017
1261
Como é feita a reciclagem de CNH?

Apenas na cidade de São Paulo, mais de 117 mil condutores tiveram a sua carteira de habilitação (CNH) suspensa, no período de janeiro a maio de 2017. Essa suspensão acontece em duas ocasiões: quando o motorista atinge 20 pontos ou mais em sua carteira, ou quando comete uma infração de trânsito considerada gravíssima, que acarreta em suspensão direta. Independentemente de qual seja a causa da suspensão, para que ela seja revertida é necessário que o condutor passe por um curso, conhecido como reciclagem de CNH.

Se você teve os seus direitos de dirigir suspensos e tem dúvidas sobre como funciona a reciclagem de CNH, não se preocupe: a Auto Visa Rio preparou esse artigo, com tudo o que você precisa saber para voltar a dirigir dentro da legalidade e ter a sua CNH de volta. Confira!

Diferença entre suspensão e cassação da CNH

2017 09 28 reciclagem de cnh 300x168 Tudo o que você precisa saber sobre a reciclagem de CNH

 

 

 

 

 

Quando o condutor tem a CNH suspensa, ela é apreendida, o condutor cumpre os meses de penalidade, realiza o curso de reciclagem de CNH, e ela lhe é devolvida. Já na cassação da CNH, o documento é apreendido e o condutor é impedido de conduzir o veículo pelo período de dois anos, contados da data de entrega da CNH no posto do Detran podendo, após esse prazo, realizar o curso de reciclagem de CNH, se reabilitar e ter de volta os seus direitos de dirigir. Nesse caso, os trâmites são realizados como se fosse a primeira habilitação, sendo um condutor permissionário (habilitação provisória) por um ano.

Quando ocorre a suspensão da CNH?

A penalidade de suspensão da CNH será aplicada nas seguintes situações:

- quando a pontuação registrada na CNH é igual ou maior a 20 pontos;

- quando o condutor comete um ato infracional gravíssimo, como conduzir o veículo embriagado, realizar manobras perigosas e emitir socorro à vítima de acidentes.

O tempo de suspensão é variável, de acordo com a infração e, além de esperar o tempo previsto, para reaver a CNH é necessário realizar o curso de reciclagem de CNH.

Quando ocorre a cassação de CNH?

A penalidade de cassação da carteira nacional de habilitação será aplicada nas seguintes situações:

- quando o infrator, tendo os direitos de dirigir suspenso, conduz qualquer veículo;

- quando há reincidência de infração, no prazo de doze meses;

- quando há condenação por delito de trânsito.

Após dois anos da cassação, e depois de realizar o curso de reciclagem de CNH, o condutor pode ter sua carteira e seus direitos de dirigir de volta.

Como funciona o curso de reciclagem de CNH?

Matrícula

O condutor, depois de receber o requerimento para entrega da CNH, deverá comparecer ao NUDA (Núcleo de Documentos Apreendidos), munido da CNH original e realizar o pagamento do DUDA (Documento Único do Detran de Arrecadação). Após o pagamento, deverá entrar em contato com o Detran, para agendar a matrícula no curso de reciclagem de CNH. No dia marcado, deverá comparecer ao posto do Detran munido do comprovante de pagamento do DUDA, RG e CPF. Será incluído um requerimento no Sistema de Habilitação, seguido de captura de foto, assinatura e digital e, nessa ocasião, receberá uma caderneta de exames. No verso da caderneta, constarão as informações necessárias para a continuidade do serviço. O condutor poderá escolher em qual modalidade fará o curso de reciclagem de CNH: presencial ou à distância.

Modalidades

O curso de reciclagem de CNH pode ser feito em duas modalidades, à escolha do condutor:

presencial: o condutor precisa encontrar um Centro de Formação de Condutores – CFC (autoescola) que seja homologado pelo Detran e assistir a 30 horas/aula, nas instalações do próprio CFC, tendo a sua presença registrada por meio de biometria. Ao final do período necessário do curso, a conclusão será registrada no CFC Digital, e o certificado será validado automaticamente;

a distância: o condutor acessará o site de um Centro de Ensino, que seja homologado pelo Detran, que ofereça o curso de reciclagem de CNH e assistir a 30 horas/aula online. Cumprido a carga horária necessária, o Centro de Ensino irá registrar a conclusão do curso por meio do sistema informatizado do Detran, validando sistematicamente o curso.

Avaliação

Após a realização do curso, o condutor deverá realizar uma prova eletrônica, agendada previamente no site do Detran e, para ser aprovado, o aproveitamento deve ser de, no mínimo, 70%. A prova contém 30 questões e seu resultado e inserido no sistema informatizado do Detran. Caso o percentual mínimo não seja alcançado, ou a prova não seja realizada na data agendada, o condutor deverá pagar novamente o DUDA e se inscrever novamente para o exame, após decorridos cinco dias.

Obtenção da CNH

Depois do resultado de concluído o curso, ser aprovado na avaliação e ter cumprido o prazo de suspensão, o condutor deverá comparecer novamente ao NUDA, munido de um documento com foto, para que consiga retirar a sua CNH. Vale lembrar que, ainda que o documento esteja retido, a sua data de validade permanece a mesma. Ou seja, caso tenha vencido durante o período de suspensão, será necessário renová-la.

 

Ainda que não seja uma situação difícil de reverter, o ideal é sempre andar de acordo com as leis de trânsito, a fim de não ter os direitos de dirigir suspensos e precisar passar pela reciclagem de CNH, não é mesmo? Dirigir com segurança é a maneira de evitar acidentes e preservar a tranquilidade do trânsito.

E de segurança a Auto Visa Rio entende bem! Trabalhamos há anos com proteção veicular, levando aos nossos associados a segurança e a proteção que eles precisam! Somos uma associação de proteção veicular, sem fins lucrativos, e oferecemos coberturas contra roubos, furtos, incêndios e outros imprevistos que possam surgir. Entre em contato conosco, conheça os nossos planos e os nossos parceiros!

 

Links úteis:
proteção veicular RJ
associações de proteção veicular
associação veicular