Conheça a importância do espelho retrovisor para uma direção segura

5 de outubro de 2021
455
mulher sorridente manobrando o carro com facilidade sabe a importância do espelho retrovisor

Todo automóvel possui no mínimo três espelhos retrovisores, dois deles localizados na parte externa e um instalado na parte interna no carro. Porém, mesmo com a tecnologia, auxílio de câmeras e sensores de ré, é indispensável o uso do dos retrovisores para uma direção mais segura. Pensando nisso, a Auto Visa Rio elaborou um conteúdo explicando a importância do espelho retrovisor e como ajustá-los corretamente. Prossiga a leitura!

Afinal, qual a importância do espelho retrovisor?

Antes de tudo, a principal importância do espelho retrovisor é a sua obrigatoriedade. Em outras palavras, a Resolução n.º 682 de 25 de julho de 2017 do Contran informa que nenhum veículo, seja carro, motocicleta, caminhões poderá circular sem os itens de segurança obrigatórios. Sendo assim, os espelhos retrovisores são considerados itens essenciais para uma direção mais segura.

Além disso, os retrovisores são responsáveis por auxiliar na visão periférica dos motoristas. Ou seja, sua função é reduzir os chamados pontos cegos — áreas em que não há visibilidade em torno do veículo. Vale ressaltar que todo automóvel possui pontos cegos, por isso a importância de conhecer o próprio carro para regular os espelhos retrovisores de maneira estratégica. Quando falamos em espelho retrovisor, vale frisar que existem diferentes tipos e cada um tem sua especificidade. Veja:

  • retrovisores externos;
  • retrovisor interno.

Retrovisores Externos

A importância do espelho retrovisor interno se dá pela responsabilidade de aumentar o campo de visão do motorista. Ou seja, se regulados corretamente, eles auxiliam no momento de troca de faixa das pistas, realização de ultrapassagem segura, nos estacionamento e na baliza. Além disso, possibilita a visão nas janelas laterias.

Retrovisor Interno

2021 10 18 importancia do espelho retrovisor 01 Conheça a importância do espelho retrovisor para uma direção segura

Já a importância do espelho retrovisor interno ou espelho central proporciona uma visão ampla de tudo que acontece atrás do veículo. Nesse sentido, evita que o condutor vire o pescoço para trás para ter noção do que acontece, isso pode ser feito pelo espelho central. Ainda assim, o retrovisor interno contribui para ter ideia da distância de objetos ou carros que estão atrás do veículo no momento de dar ré.

Aprenda a regular os espelhos retrovisores corretamente

Entendido a importância do espelho retrovisor? Agora anote as dicas para regulá-los corretamente. Vamos lá!

A posição ideal os retrovisores externos é um ângulo de 90° em relação ao carro. Lembre-se de ajeitar sempre a altura do banco de motorista. A partir disso, modifique a posição dos retrovisores a medida em que sua visão lateral fique mais ampla e perceba que tenha eliminado os pontos cegos. Você pode fazer isso com botões que move os retrovisores automaticamente ou usar as mãos.

Já o retrovisor interno, deve ser regulado de modo que o condutor consiga ver todo o vidro traseiro, objetos e passageiros que transitam na parte de trás do carro. Se por algum acaso, você estiver vendo teto do veículo, seu espelho interno está regulado de forma incorreta.

Conheça a Auto Visa Rio!

Somos referência em associações de proteção veicular. Visamos a satisfação completa de todos nossos associados. Dentre nossos benefícios temos parceria com oficinas credenciadas, serviço de reboque e carro reserva. Entre em contato conosco por nossos canais de atendimento!

× Qual a sua dúvida?