Dezembro é a hora de trocar de carro?

30 de novembro de 2018
59
hora de trocar de carro

Muitos condutores se questionam se dezembro é a hora de trocar de carro. Afinal, essa época do ano pode oferecer inúmeras vantagens para quem deseja economizar durante esse processo. Além disso, algumas pessoas acham mais produtivo trocar de carro para viajar e evitar transtornos. Essa ação acontece principalmente em casos em que o atual veículo do motorista é de baixa potência.

Para entender se dezembro é a hora de trocar de carro, continue lendo este artigo da Auto Visa Rio. Reunimos os principais fatores que relacionados a essa decisão para que você não tenha nenhum arrependimento ou prejuízo. Confira!

Descubra se o fim do ano é a hora de trocar de carro

2018 12 20 dezembro e a hora de trocar de carro imagem 2 300x181 Dezembro é a hora de trocar de carro?

Desvantagens

É importante que o condutor conheça as possíveis consequências da troca de carro no fim do ano. Para quem vai optar por um automóvel usado, terá que lidar com a depreciação de mercado. Por exemplo, ao escolher um modelo 2018, ele já contará com um ano de desvalorização. Ou seja, ele terá menos valor de mercado e você pode ter dificuldades para revendê-lo no futuro.

Também pode ser arriscado comprar um automóvel usado que tenha sofrido muitas adaptações. Esse aspecto pode tornar necessário uma maior quantidade de reparos ao longo da utilização. Dessa forma, a economia inicial decorrente da aquisição nesse período pode se transformar em prejuízos posteriores.

Vantagens

2018 12 20 dezembro e a hora de trocar de carro imagem 3 300x193 Dezembro é a hora de trocar de carro?

A grande vantagem de trocar de carro no fim do ano é o lançamento de novos modelos. Logo, quem deseja adquirir veículos usados pode encontrar preços mais baratos. Além disso, o mercado sofre uma desaceleração natural durante esse período.

Essa desaceleração acontece por conta da grande incidência de carros do ano anterior em estoque nas concessionárias. Portanto, pessoas que se programam durante o ano, economizam até 10% no valor do automóvel.
Leve em consideração também que no início do ano a procura é maior. Geralmente, profissionais buscam por veículos para realizar suas atividades profissionais e pessoais com mais praticidade. Esse aumento da demanda acaba gerando um aumento dos preços.

Um benefício para quem decide vender um carro nesse período é a possibilidade de fuga do IPVA. Afinal, se você vender o seu automóvel em dezembro, não terá que arcar com o IPVA do próximo ano. Em relação ao comprador do carro usado, também não há muitas preocupações; o valor do imposto só será maior se o automóvel for de maior nível ou mais novo.

Dicas para quem vai trocar de carro em dezembro

2018 12 20 dezembro e a hora de trocar de carro imagem 4 300x150 Dezembro é a hora de trocar de carro?

Se possível, faça pagamentos à vista. Dessa forma, além de ganhar possíveis descontos, você evita dívidas para o próximo ano. Se essa opção não for viável para o seu orçamento, avalie as condições de financiamentos em concessionárias. Considere sempre o Custo Efetivo Total (CET) que inclui taxa de juros e cobranças de impostos. Não esqueça também de avaliar os gastos futuros. Combustível, manutenção, proteção veicular contra roubos e furtos, impostos e licenciamentos devem ser sempre mensurados.

Afinal, saber como comprar um carro envolve muito planejamento orçamentário para evitar ficar no vermelho. Portanto, dezembro pode ser a hora de trocar de carro se houver muita organização envolvida na ação. Pondere até que ponto vale a pena adquirir um automóvel usado ou 0 km. Como citamos anteriormente, procure contratar uma associação de proteção veicular para protegê-lo contra transtornos como roubo de carro. Dessa forma, você terá mais tranquilidade para iniciar o ano com o seu novo automóvel.

Se você acha que está na hora de trocar de carro e deseja uma empresa de confiança para protegê-lo, conte com a Auto Visa Rio. Somos uma associação de proteção veicular sem fins lucrativos, que preza pelo atendimento eficiente de seus associados. Somos regulamentados pela Agência de Autorregulamentação das Associações de Proteção Veicular e Patrimonial (AAAPV), o que certifica a qualidade de nosso trabalho. Além disso, contamos com profissionais altamente qualificados para oferecer o melhor serviço. Entre em contato conosco e saiba mais!