Freio parou de funcionar? Descubra qual é o problema!

28 de abril de 2020
177
freio parou de funcionar

O sistema de freio automotivo cumpre a função de desacelerar o veículo e também mantê-lo parado quando sem movimento. Sendo assim, contribui para gerar segurança tanto para os passageiros, quanto para os pedestres que compartilham a via. Mas, se você já esteve dirigindo alguma vez e o freio parou de funcionar, é preciso entender quais são as possíveis causas para este erro a fim de evitá-lo em outras ocasiões.

Continue a leitura deste artigo que a Auto Visa Rio preparou para você e conheça qual pode ser o problema do seu carro. Ao final dele, veja como podemos te ajudar.

Por que meu freio parou de funcionar?

2020 05 07 freio parou de funcionar pedal Freio parou de funcionar? Descubra qual é o problema!

Muitas dúvidas surgem quando existe uma situação em que o freio parou de funcionar.

Nessa medida, devemos esclarecer que a causa mais comum é a sistêmica. Isto é, como o sistema de freio é composto por uma série de componentes, quando um deles não apresenta a performance ideal todo o restante fica comprometido.

Um exemplo bem lúdico para esta situação é o de uma bicicleta. Ela possui um freio que impede a rotação as rodas, assim como um carro. No entanto, se algum dos fios condutores que permitem a desaceleração estiver em mau estado, poderá não parar ou tem a possibilidade de parar depois de onde o ciclista pretendia.

Caso seu carro tenha apresentado defeito e o freio parou de funcionar, algumas possíveis questões precisam ser avaliadas. Confira, a seguir.

1- Defeito na alavanca ou no pedal

A alavanca e o pedal são as peças responsáveis pelo acionamento do freio em um veículo. Além desse fator, são componentes do sistema em que o motorista tem acesso direto. Ou seja, a má utilização de tais componentes pode comprometê-los ao ponto deles apresentarem defeito.

2- Problemas no disco de freio e pastilhas

O disco de freio e as pastilhas, assim como as demais peças, são utilizadas no dia a dia para promover a frenagem. Este ponto, em específico, o desgaste natural, já pode ser compreendido como uma das possíveis causas de problemas.

Diferentemente da alavanca e do pedal, o disco de freio e as pastilhas ficam alocados na parte interna do veículo. Cumprem a função de reduzir a velocidade do veículo após o momento em que o pedal de freio for acionado pelo condutor. Por essa razão, quando apresentam defeitos podem impedir a boa performance do freio ao ponto do motorista notar que o freio parou de funcionar.

3- Baixo nível de fluido de freio no reservatório

O fluido de freio permite que todo o sistema hidráulico funcione sem interferências. Por conta desse fator, é visto como um dos componentes mais importantes do sistema. Quando apresenta baixo índice no reservatório, a preocupação do motorista torna-se fundamental. Tal situação admite a possibilidade de vazamentos ou consumo excessivo do líquido. Essas duas questões, portanto, contribuem para comprometer todo o sistema.

Dessa forma, fazer a troca de fluido no período adequado colabora para evitar que o freio automotivo pare de funcionar.

Como faço para evitar a perda de controle do veículo?

2020 05 07 freio parou de funcionar controle Freio parou de funcionar? Descubra qual é o problema!

Mais uma vez, recordamos a importância da manutenção periódica das peças que fazem parte do sistema de freio do seu automóvel. Ela é uma maneira eficaz de impedir que o freio pare de funcionar e você perca o controle do veículo. Não perca a oportunidade de optar por peças que têm registro, são legalizadas e de acordo com o modelo do carro em questão. Solicite a análise de um profissional qualificado para mais orientações.

Faça parte de uma associação de proteção veicular!

Agora que você sabe as causas pelas quais o freio parou de funcionar, dirija-se a uma oficina mecânica para consertar o problema. Ainda assim você tem medo de sofrer algum acidente? A melhor opção é se proteger. Seja um associado da Auto Visa Rio, a maior cooperativa de proteção veicular do Rio de Janeiro!

Aqui, seu carro e sua família estão protegidos contra sinistros. Oferecemos cobertura contra colisão, roubo e furto, assistência jurídica, indenização a terceiros, serviços 24h e benefícios adicionais. Entre em contato conosco agora mesmo e seja nosso associado!

Esta informação foi útil? Veja outros artigos como este em nosso blog. Lá você encontra:

× Qual a sua dúvida?