Aprenda como economizar combustível com a Auto Visa Rio

5 de outubro de 2021
180
frentista enchendo o tanque que vai durar mais porque o motorista sabe como economizar combustível

É inegável que o preço dos combustíveis tem aumentado ao longo dos anos. Essa inflação é sentida no bolso dos motoristas, principalmente, aqueles que usam seu veículo para o trabalho. Em vista disso, a Auto Visa Rio separou dicas de como economizar combustível para você adotar na sua rotina. Continue a leitura!

Anote aí: 6 dicas para economizar combustível

1- Calcule o pé no pedal

Se você tem o hábito de dirigir com o pé apoiado na embreagem, com a marcha já engatada, saiba que esse vício resulta na perda de tração. Em consequência, eleva o consumo de combustível.

Por outro lado, evite também aceleradas e frenagens bruscas. Além de aumentar o consumo de combustível, reduz a vida útil do motor e facilita o risco de acidentes.

2- Evite deixar o carro pesado

Se você deseja economizar combustível, tente não deixar seu carro extremamente pesado. É claro que em situações de viagens longas e férias, isso é inevitável. Portanto, no dia a dia, procure retirar itens desnecessários do compartimento de bagagens que deixam seu veículo mais pesado. Isso porque o excesso de peso exige mais força do motor para se locomover.

3- Verifique o estado dos pneus

Você sabia que os pneus em bom estado contribuem para economizar combustível? Os pneus carecas e murchos influenciam no atrito com a via, fazendo o consumo de combustível aumentar em até 3%. Por esse motivo, busque sempre o hábito de calibrar seus pneus regularmente. Ademais, realize a alinhamento e balanceamento das rodas para evitar trepidações no seu veículo.

4- Mantenha a rotação ideal

2021 10 06 economizar combustivel 01 Aprenda como economizar combustível com a Auto Visa Rio

Evite esticar a marcha, mantenha sempre a rotação ideal do motor. Fique atento sempre ao contador de giros e mude a marcha entre 1.500 e 2.000 rpm. Ainda assim, esqueça aquela ideia de andar com carro no ponto morto é dica para economizar combustível, isso é coisa do passado. A explicação se dá que a injeção eletrônica  gerencia automaticamente o consumo de combustíveis, diferentemente de carros antigos que contavam com ajuda dos carburadores.

5- Use menos o ar-condicionado

Utilize o ar-condicionado apenas quando necessário, caso queira economizar combustível. Aliás, isso depende muito do estilo de condução particular de cada motorista. Existem cidades muios quentes que exigem o uso de ar-condicionado. Porém, saiba que esse item de conforto aumenta em cerca de 10% o consumo de combustível.

6- Realize a manutenção preventiva

Alguns fatores como peças quebradas, velas desgastadas, filtros de ar sujos tendem a interferir na queima de combustível, deixando-a desregulada. Por esse motivo, é indicado realizar sempre a manutenção preventiva e troca de peças no período e estipulado pelo fabricante.

Seja um associado da Auto Visa Rio!

Agora que você já sabe como economizar combustível, junte-se à Auto Visa Rio. Somos uma associação de proteção veicular com preço justo nas mensalidades. Oferecemos assistência por falta de combustível e outros serviços 24h.  Entre em contato conosco e tire suas dúvidas!

× Qual a sua dúvida?