×
Auto Visa Rio
O Aplicativo oferece diversas funcionalidades para facilitar a vida do Associado.
Baixar

Como dirigir em estrada de terra sem prejudicar o veículo

10 de janeiro de 2020
891
dirigir em estrada de terra

Com as férias de verão, provavelmente você já planejou a viagem para longe da cidade grande. Consequentemente, se chegou a este artigo, para chegar ao destino será necessário dirigir em estrada de terra. O mais recomendado para veículos são as estradas com asfalto e pavimentação, mas isso não exclui a existência das de terra. Para conduzir o veículos em locais assim sem gerar danos, leia este artigo até o final e anote todas as dicas! Boa viagem!

Guia para dirigir em estrada de terra corretamente

2020 01 11 dirigir em estrada de terra dicas Como dirigir em estrada de terra sem prejudicar o veículo

Pneus e rodas

Primeiramente, invista na escolha do pneu adequado. É preciso ter um artefato adaptado para asfalto e estrada de terra, que são os pneus mistos. Ele fornece mais estabilidade e segurança à direção. Depois, procure manter a roda nas partes que são mais uniformes da estrada. Caso contrário, o automóvel fica vulnerável a deslizamentos, etc.

Velocidade equilibrada

Vai dirigir em estrada de terra? Manter o equilíbrio da velocidade é necessário em todos os tipos de estradas, aqui principalmente. O Código Brasileiro de Trânsito determinou o limite de 60 km/h em estradas rurais. Ultrapassar a velocidade com a pouca aderência do pneu com a terra pode se tornar potencialmente perigoso. Executar o completo oposto, ou seja, manter uma velocidade muito lenta, pode fazer com que o motor perca a potência e atole. Equilíbrio é a resposta.

Cuidados com a lama

Por falar em atolar, ela é o terror para quem vai dirigir em estrada de terra em dias chuvosos: a lama! Se ela aparecer no caminho, feche os vidros e atravesse na primeira marcha e não pare o veículo, caso contrário irá atolar. Automóveis com tração 4×4, situações assim pedem o acionamento dessa opção.

Atenção com curvas

Ao dirigir em estrada de terra, atenção especial às curvas. Com pouco atrito, o essencial é que a direção seja devagar, sem movimentos radicais. Freadas suaves ajudam a manter controle e equilíbrio do automóvel, porém nunca durante a curva.

Proteção do veículo

2020 01 11 dirigir em estrada de terra seguranca Como dirigir em estrada de terra sem prejudicar o veículo

Quando foi a última vez que seu carro passou por uma revisão? O serviço é ideal para apontar erros no funcionamento do veículo. Associando-se à Auto Visa Rio, você encontra oficinas credenciadas pelo Brasil.

Além disso, com a associação você encontra outros benefícios como cobertura contra colisões, cobertura contra roubo e furto, indenização a terceiros, serviços 24 horas e mais!

× Qual a sua dúvida?