Saiba o que é direção defensiva e como aplicar em seu veículo

13 de março de 2018
335
direção defensiva

No trânsito cotidiano ou na estrada, é comum que muitos motoristas acabem criando vícios na direção e cometendo imprudências, colocando em risco não só eles, mas também os pedestres e outros motoristas. Com isso, alguns órgãos responsáveis criaram programas, como a direção defensiva, a fim de conscientizar e treinar motoristas para diminuir as taxas de acidentes e infrações.

Em 2004, foi criado o curso de direção defensiva, tornando-se obrigatório para os motoristas em formação, em uma época que o número de acidentes no trânsito era altíssimo. Para que tal programa consiga ser colocado em prática, não basta só saber a leis de trânsito e sim uni-las ao comportamento diário. Conheça mais sobre a direção defensiva neste artigo. Confira!

Conheça os tipos de direção defensiva

Direção preventiva

A ação constante por parte do motorista de evitar acidentes.

Direção corretiva

A ação que o motorista é instruído a realizar ao ser exposto a uma situação não prevista, em um possível acidente.

Os princípios e conhecimentos da direção defensiva

2018 03 24 saiba o que e direcao defensiva 300x168 Saiba o que é direção defensiva e como aplicar em seu veículo

Priorize a segurança

O principal objetivo da direção defensiva é a segurança das pessoas envolvidas no trânsito (ciclistas, pedestres, motociclistas, motoristas). A segurança e a integridade devem ser prioridades.

Manutenção periódica e preventiva

A manutenção é, também, uma medida de segurança e, consequentemente, deve ser feita de maneira periódica, tendo em vista que, ao longo do tempo, o veículo sofre desgastes na estrutura. Uma boa manutenção no veículo também garante a segurança, como por exemplo verificar o nível de água no radiador, de óleo no motor e freio, o bom funcionamentos das lanternas e faróis e a pressão dos pneus.

Bom poder de decisão

Em uma situação de perigo, a decisão tomada será influenciada por diversos fatores, entre eles o seu conhecimento do veículo, das leis e normas do trânsito, do tempo e espaço disponíveis para tomar a decisão, condições do veículo e afins. Todos os itens são aprimorados por meio da prática.

Caso o condutor que não possua o curso de Direção Defensiva e Primeiros Socorros, deverá ser submetido ao mesmo conforme art. 150 do CTB e Resolução nº 50 – CONTRAN.

Possua o hábito da prevenção

O condutor deve prevenir possíveis situações de riscos que possam fugir do seu controle, para não ser pego de surpresa. Isso pode ser feito com cenários do cotidiano que oferecem algum risco de acidente como um buraco na pista, um pedestre que atravessa repentinamente, entre outros.

Conheça e respeite as leis de trânsito

Esse é o princípio mais básico da direção defensiva. O conhecimento é adquirido através do Código de Trânsito Brasileiro, como por exemplo, leis de trânsito e condições adversas durante a condução, e precisa ser reforçado no dia a dia com a prática de direção.

As condições adversas podem ser diversas, por exemplo, iluminação fraca ou a falta dela, condições climáticas ou ambientais, estado físico e mental do condutor e muito mais.

O respeito às placas e leis de trânsito é um ponto muito reforçado na direção defensiva, tendo em vista que elas possuem a função de alertar, sinalizar situações de risco, indicar o limite de velocidade máxima e as condições da via. Portanto, é um dos itens que recebe atenção constante.

Se você acha que esse artigo conseguiu sanar suas dúvidas ou fez você aprender algo novo, saiba que no blog da Auto Visa Rio você sempre vai encontrar dicas sobre veículos e seu cotidiano. Somos uma empresa de proteção veicular do RJ, com o compromisso de oferecer a você e ao seu veículo um serviço de qualidade. Caso esteja a procura de segurança, contate a melhor associação de proteção veicular e saiba mais sobre no que a Auto Visa Rio pode te oferecer!

Links úteis:
proteção veicular rj
associações de proteção veicular
associação veicular