10 dicas para você adotar antes da sua viagem de Ano Novo de carro!

26 de novembro de 2019
23
amigos indo para viagem de Ano Novo

O Réveillon é uma das épocas mais esperadas do ano. Afinal, nessa data a maioria das pessoas tira férias e viajam com sua família e amigos para lugares incríveis. A escolha do local para passar o recesso é importantíssima, mas outra questão também deve ser levada em consideração: as condições do seu carro para a viagem de Ano Novo. Quer saber como se preparar antes de pegar a estrada? Leia esse artigo da Auto Visa Rio, anote nossas dicas e evite imprevistos!

10 dicas valiosas para sua viagem de Ano Novo

1- Escolha as rotas mais acessíveis

2019 12 21 viagem de ano novo rota 10 dicas para você adotar antes da sua viagem de Ano Novo de carro!

Não tem jeito! Qualquer viagem de Ano Novo traz consigo aquele velho costume: longos engarrafamentos que duram horas nas principais rodovias do país. Portanto, o ideal é planejar as rotas mais acessíveis antes mesmo de sair de casa!

Pesquise sobre os horários específicos que costumam registrar maior pico de automóveis nas ruas, além, é claro, de planejar o trajeto minuciosamente para não se perder. Atente-se às vias que tenham buracos, acidentes e outros imprevistos que possam te atrasar e fuja delas imediatamente!

2- Revise o seu carro antes de viajar

É recomendado que você faça a revisão preventiva no seu carro, no mínimo, a cada 6 meses. Nesse serviço, o mecânico verifica as pastilhas de freio, motor, suspensão, iluminação, filtros, cabos de vela, troca de óleo e outros itens fundamentais para o bom funcionamento do veículo.

Portanto, antes da sua viagem de Ano Novo, é importante que você esteja com a revisão em dia! Faça sua revisão em dezembro e evite que seu carro apresente qualquer tipo de problema durante o seu tão sonhado recesso.

3 – Encha o tanque de combustível

Antes de pegar a estrada, não esqueça de passar em um posto de combustível para encher seu tanque! Dependendo da distância para a qual você irá se deslocar, é provável que não haja postos de abastecimento nas proximidades daquela região ou que estes não sejam de fácil acesso. Consequentemente, é mais provável que você passe sufoco por falta de combustível.

Logo, para evitar problemas como esse, complete o tanque do seu veículo o quanto antes.

4- Descanse muito

As viagens de Ano Novo costumam ser cansativas, principalmente para os motoristas. Engarrafamentos, estresses, cansaço, sono e agitação podem corroborar em acidentes graves nas estradas, como capotamentos e batidas. Portanto, todo cuidado é pouco!

Acima de tudo, é preciso descansar muito antes de pegar a estrada em momentos de pico. Regularize seu sono, separe boas horas de descanso, se alimente bem e beba bastante água. Essas dicas valiosas podem salvar a sua vida!

5- Use aplicativos de planejamento de rotas

Uma dica muito valiosa para organizar sua viagem de Ano Novo com antecedência é usar aplicativos de planejamento de rotas. A exemplo deles, podemos citar o WikiRota, Minha Rota, Orçamento de Viagem, Combustível & Custos e .Mapeia

Essas ferramentas oferecem funcionalidades vantajosas para os motoristas, como cálculo dos litros de combustível pela distância percorrida, tempo estimado de viagem, valores dos pedágios, etc. Dessa forma, é muito mais fácil planejar todos os passos da sua tão sonhada viagem, desde os custos até o tempo!

6- Adote boas práticas no trânsito

Nada pior do que começar o ano com multas no seu nome, não é mesmo? Então, para evitar esse problema e ainda garantir a sua segurança e a dos passageiros do veículo, coloque em prática as seguintes ações durante a viagem de Ano Novo:

  • use cinto de segurança;
  • respeite as placas de sinalização;
  • utilize as setas para sinalizar motoristas e pedestres;
  • não faça uso do celular ao volante;
  • não ultrapasse os limites de velocidade;
  • não consuma bebidas alcoólicas ou drogas ilícitas;
  • não avance o sinal vermelho;
  • ligue os faróis nas rodovias;
  • esteja com os documentos necessários em mãos.

7- Separe um kit de viagem

Além de descansar bastante, uma dica muito importante é separar um kit para a viagem de Ano Novo. Em geral, o ideal é levar junto com você no carro: água, balas, biscoitos e remédios. Esses elementos ajudam nos momentos de sono, calor, sede e fome que, com certeza, farão parte da sua rotina na estrada.

8- Monte uma playlist

Que tal montar um playlist com as suas músicas favoritas para ouvir durante a viagem? Certamente, você não ficará entediado e ainda vai se divertir muito durante o trajeto!

9- Tenha cuidado com as malas

É comum que você leve muitas bagagens para para a sua viagem de Ano Novo. Mas, no momento de transportá-las no carro, é preciso ter muito cuidado. Nada de levar malas dividindo o banco com passageiros! O recomendado é levar somente o que couber no porta-malas ou bagageiro.

Desse modo, você evitará multas por transportar bagagens soltas no banco do veículo. A infração é considerada grave e pode render 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Portanto, analise o espaço disponível no seu veículo e tenha bom senso!

10- Seja membro de uma associação veicular

Você já pensou em fazer sua viagem de Ano Novo sem se preocupar com possíveis danos causados ao seu veículo? Pois bem, se você fizer parte da associação de proteção veicular da Auto Visa Rio, nós podemos resolver seus problemas!

Nossos associados possuem diversos benefícios, como cobertura contra roubo e furto, cobertura contra colisões, indenização a terceiros, assistência jurídica, serviços automotivos 24 horas e muito mais. Sua viagem ficará muito mais segura conosco! Entre em contato para entender melhor sobre o nosso serviço.

E aí, gostou do nosso artigo? Quer saber mais sobre o universo automotivo e associação veicular? Então, visite o blog da Auto Visa Rio e expanda seus conhecimentos! Veja nossos últimos artigos: