Especial motoristas de APP: 4 dicas para cuidar melhor do carro

26 de abril de 2022
91
Vemos pessoas dentro do veículo. Veja dicas para cuidar melhor do carro!

Desde que a pandemia da COVID-19 começou no Brasil e no mundo, muitas pessoas foram obrigadas a se reinventar. O desemprego cresceu assustadoramente e para ganhar a vida muitas pessoas recorreram aos aplicativos de “carona”, ou seja, motoristas que exercem atividades remuneradas. Empresas com Uber, 99 Taxi e InDriver tiveram aumentos de até 25% de motoristas parceiros desde 2020. Pensando nisso, a Auto Visa Rio separou 4 dicas para cuidar melhor do carro especialmente para você, que é um desses motoristas. Acompanhe a nossa leitura e confira!

4 dicas para cuidar melhor do carro

1 – Mantenha o veículo sempre limpo e livre de mau odores

2022 05 24 dicas para motoristas app 2 Especial motoristas de APP: 4 dicas para cuidar melhor do carro

Seja carro próprio ou alugado, o veículo é o seu cartão de visitas. Por isso, é fundamental mantê-lo o mais limpo possível. Se você trabalha longos períodos, faça duas pausas pequenas no dia para dar uma geral. Pode ser até na hora de abastecer. Procure possíveis lixinhos no chão ou no banco. Outra dica legal é sempre dar uma olhada geral após cada corrida. Isso evita que sujeira fique acumulada e você ainda pode verificar se o cliente não esqueceu de levar algum dos seus pertences. Faça disso uma rotina!

Além disso, quando for parar de trabalhar, é sempre bom verificar o odor e dar uma borrifada de car spray. Se preferir, pode incluir no seu planejamento, uma lavagem por semana. Assim, evita-se problemas e sujeiras mais profundas. Lembre-se que após finalizar a corrida o cliente dá uma nota no aplicativo. A limpeza é um dos fatores que mais influencia nessa avaliação.

Para finalizar, ainda não estamos totalmente livres da Covid, então, utilizar um álcool 70% para higienizar o seu carro entre as corridas pode ajudar na sua proteção e demais passageiros. Dê preferência aos locais de maior contato como: volante, freio de mão, bancos, rádio, cinto de segurança e maçanetas.

2 – Não dirija cansado

Quando os motoristas se cadastram em aplicativos, muitas vezes eles criam metas para atingir. Sejam diárias, semanais ou mensais, elas não devem ultrapassar os limites do seu corpo. Por isso, a segunda entre as dicas para cuidar melhor do carro é nunca dirija cansado! Se você estiver cansado ou com sono, volte para casa. O mesmo vale se tomou um remédio que pode te deixar sonolento. Acrescente o valor que faltou nos outros dias para fazer uma compensação.

Lembre-se que dirigir com tranquilidade e atenção é uma das formas de cuidar do carro e evitar acidentes. Se você fica desatento, pode passar despercebido por um quebra-molas e danificar o amortecedor, por exemplo. Ou ainda não perceber um buraco na rua e até ficar com os reflexos mais lentos. Um motorista prudente e que se preocupa com o carro, deve manter tudo isso em harmonia. Quando estamos cansados, ficamos menos eficientes. Não coloque sua vida e dos passageiros em risco. Em resumo, dirigir com tranquilidade e atenção é capaz de passar uma boa impressão para o passageiro e ainda cuidar do carro.

3 – Atenção ao seu celular

2022 05 24 dicas para motoristas app 1 Especial motoristas de APP: 4 dicas para cuidar melhor do carro

Mesmo que esse artigo seja sobre dicas para cuidar melhor do carro, os motoristas de aplicativos devem lembrar que o celular faz parte do trabalho. Dessa forma, você pode investir em um smartphone que tenha integrações com o seu carro. Lembre-se que ele não precisa ser o mais caro ou melhor do mercado. Mas, se o seu carro tem funções específicas que ajudam a melhorar a segurança, como não precisar atender com as mãos, por exemplo, pode ser uma boa opção para você.

Além disso, tenha cuidado com os suportes de celular que você usa. Algumas pessoas usam modelos que prendem no vidro. Outras já preferem ganchos que ficam presos nas saídas do ar condicionado, no painel do carro. Com o uso frequente o telefone pode esquentar e deixá-lo na saída do ar pode ser uma boa estratégia, mas verifique a qualidade do suporte. Se houver uma freada brusca ou uma curva, você pode danificar o painel e acabar quebrando parte dele com a queda do aparelho. Tenha cuidado.

4 – Não se esqueça do motor

Falamos até aqui de dicas com a parte interna, satisfação e segurança das pessoas, mas não podemos nos esquecer do motor. Fique atento às luzes no painel. Se ela está acesa, pode indicar algum problema como a motorização do veículo. Isso significa que a peça principal do seu carro está travada e não vai funcionar mais. Muitas vezes a pessoa pode achar que é bateria. Mas, depois que isso acontece, é preciso deixar o carro em uma oficina mecânica para identificar a dimensão do problema e realizar o conserto.

Portanto, qualquer indicativo de problema com uma das peças internas, não ignore e faça logo a investigação. Imagine parar uma corrida no meio porque o motor do carro deu problema. Além de perder dias de trabalho, você ainda pode acabar com uma má avaliação no aplicativo.

Auto Visa Rio: a sua associação de proteção veicular!

Além de dar diversas dicas para cuidar melhor do carro, a Auto Visa Rio é uma associação de proteção veicular para você e seu veículo. Prezamos pela segurança do seu veículo, seja ele novo ou usado. Oferecemos cobertura contra roubo e furto, contra colisões e serviço de reboque para associados, entre outros benefícios. Entre em contato agora mesmo e saiba mais sobre nossos serviços!

× Qual a sua dúvida?