Aprenda 5 dicas de direção defensiva para usar imediatamente!

30 de março de 2022
184
Vemos uma mulher concentrada dirigindo. Confira as dicas de direção defensiva!

Seja para dirigir diariamente, de segunda a sexta, ou só fins de semana, o trânsito é perigoso e estressante. Visando evitar acidentes, já que todos querem chegar ao seu destino com segurança, a melhor forma é dirigindo de forma defensiva. Pensando na importância do assunto, a Auto Visa Rio separou 5 dicas de direção defensiva. Confira agora!

O que é direção defensiva?

Antes de falarmos as 5 dicas de direção defensiva, vamos explicar o que é. Segundo o Denatran (Manual de Direção Defensiva do Departamento de Trânsito), é a maneira de dirigir com que faça o condutor antecipar perigos contra si mesmo e os demais do carro. A direção defensiva se faz muito importante, pois a maioria dos acidentes são causados por falha humana. Portanto, se antecipar a situações adversas é essencial.

5 dicas de direção defensiva

1- Mantenha o bom estado dos pneus

A primeira das cinco dicas de direção defensiva é tratar muito bem dos seus pneus do carro. Existem muitos riscos em dirigir com os pneus fora das recomendações. Durante frenagens, seu carro pode acabar derrapando e causando acidentes.

Na chuva, é onde ocorre o maior perigo: a aquaplanagem. É um fenômeno que acontece quando o carro perde totalmente a aderência com o solo. Com isso, o condutor perde o controle do automóvel. Um pneu em boas condições oferece aderência necessária em climas adversos, curvas e quando o freio é acionado.

2- Cuidado na ultrapassagem

2022 04 06 dicas de direçao defensiva 2 Aprenda 5 dicas de direção defensiva para usar imediatamente!

Uma das regras básicas da direção defensiva é ter muito cuidado na hora da ultrapassagem. Você deve ter certeza que a manobra é possível. Tendo em vista que os acidentes mais graves são colisões frontais após ultrapassagem indevida, é preciso estar atento.

Portanto, além de estudar a necessidade da manobra, ela deve ser sinalizada antes de faze-lá. Olhe o retrovisor, já que pode estar vindo um carro. Somente depois disso tudo, realize a conversão com os devidos sinais.

3- Ceda lugar ao próximo

No trânsito vai acontecer muito estresse, mas é crucial usar a gentileza e ceder seu lugar mesmo estando certo. Busque manter sempre a calma, pense bem! Outro condutor também fará o mesmo por você.

O mais importante é manter a calma, pois o trânsito por si já é estressante. E lembre-se: “gentileza gera gentileza”.

4- Use a regra dos dois segundos

É normal no trânsito, devido à pressa, o condutor aumenta a velocidade, com isso, diminuindo a distância do veículo da frente. Porém, isso pode causar um acidente de colisão traseira. Caso o carro da frente freie bruscamente, você não terá tempo suficiente para evitar a batida.

Para isso, deve-se usar a regra dos dois segundos. Esse tempo lhe dará tempo para reagir a uma freada brusca. Evitando, dessa forma, um acidente.

5- Utilize os faróis corretamente

2022 04 06 dicas de direçao defensiva 1 Aprenda 5 dicas de direção defensiva para usar imediatamente!A última das cinco dicas de direção defensiva é focar na utilização correta dos faróis. Vale lembrar que ele configura os itens fundamentais de segurança, portanto, deve ser usado corretamente.

Durante o dia e a noite, ligar o farol baixo, é essencial. Isso contribui com a visibilidade dos outros condutores, por exemplo.

É importante também frisar que se estiver usando a luz alta e for cruzar com outro carro, você precisa mudar para a luz baixa. Caso contrário, você pode dificultar a visão do outro condutor causando assim, um acidente.

Conheça a Auto Visa Rio!

Somos uma Associação de Proteção Veicular regulamentada pela AAAPV. Oferecemos cobertura contra roubos e furtos, colisões e muito mais! Venha ser um de nossos associados. Entre em contato conosco e saiba mais!

× Qual a sua dúvida?