Cuidados necessários ao viajar com crianças de carro

28 de setembro de 2017
761
viajar com crianças em família

Para que uma viagem em família corra em segurança e sem imprevistos, é preciso que tudo seja planejado com antecedência, principalmente quando se vai viajar com crianças de carro. Existem leis que regulamentam o uso de cadeirinhas, por exemplo, que devem ser seguidas para que os pequenos estejam seguros, confortáveis, e aproveitem ao máximo o passeio com a família.
Para te ajudar, a Auto Visa Rio preparou esse artigo com seis dicas de cuidados a serem tomados ao viajar com crianças de carro. Todos de malas prontas? Confira nosso artigo e boa viagem!

6 cuidados na hora e viajar com crianças

2017 10 12 viajar com crianças 300x199 Cuidados necessários ao viajar com crianças de carro

1- Faça uma revisão completa no veículo

Não somente para viajar com crianças, mas antes de qualquer viagem feita de carro, é fundamental levar o veículo a um mecânico de confiança para que ele seja revisado e que o risco de panes e paradas forçadas ao longo do trajeto sejam evitadas. A revisão deve ser feita com, no mínimo, 15 dias de antecedência, para que haja tempo suficiente de fazer a manutenção e a troca de peças, caso necessário. Alguns dos itens que devem passar por revisão são:

  • combustíveis e lubrificantes;
  • filtros;
  • limpador de pára-brisas;
  • freios
  • velas;
  • suspensão;
  • radiador.

2- Verifique a documentação

Verifique se a documentação do veículo está totalmente correta, com os impostos devidamente pagos e sem nenhuma pendência com o Detran. Também tenha a certeza de estar em dia com o seu documento de habilitação, para que não haja nenhum transtorno ao ser parado em uma blitz. Outro ponto importante é a documentação das crianças. Caso as crianças sejam seus filhos, é necessário portar a certidão de nascimento ou identidade, para a comprovação de parentesco.

Caso você vá viajar com crianças menores de 12 anos que não tenham nenhum vínculo de parentesco com você, é necessário portar uma autorização de viagem por escrito, assinada pelos pais e com firma reconhecida em cartório.

3- Cuidado com a temperatura e luz interna

A temperatura ideal para o interior de um veículo é entre 23 e 25 graus. Caso haja um bebê dentro do carro, o ideal é cobrí-lo com uma manta, porque pode ser que essa temperatura ainda seja um pouco baixa para ele. Caso você vá viajar com crianças no verão, coloque um para-sol ou uma cortina no vidro, para que não haja incidência solar direta sobre elas, e não se esqueça de aplicar o protetor solar. A pele dos pequenos é bem mais sensível que a dos adultos e ficar exposta ao sol por muito tempo pode causar queimaduras.

4- Planeje bem a alimentação

Evite dar comida no veículo para crianças menores de três anos. Elas podem se engasgar, devido ao movimento do carro, além de sentir enjoos. O recomendável é servir um lanche leve antes da viagem e realizar paradas a cada três horas, mais ou menos, para as refeições e idas ao banheiro. É importante também não deixar faltar líquidos. A Associação Brasileira de Pediatria recomenda que os bebês até um ano precisam de 800 ml de água por dia. Já crianças de um a três anos, precisam de 1,3 litros. Crianças dos quatro aos oito anos devem consumir, em média, 1,7 litros. A partir dessa idade, o consumo é de dois litros.

Por isso, antes de viajar com crianças, providencie bastante água, de preferência mineral engarrafada, em uma temperatura adequada, para que elas se hidratem ao longo do percurso.

5- Providencie o assento correto

A ONG Criança Segura, especializada na prevenção a acidentes com crianças, indica que, ao viajar com crianças, seja feito o uso de algum dispositivo de retenção até os dez anos, ou que a criança atinja 1,45 metros. Esse dispositivo, que pode ser bebê-conforto, cadeira ou assento elevatório, precisa ser certificado pelo Inmetro e adequado a cada etapa do desenvolvimento da criança. Os modelos de assento para cada fase são:

  • bebê-conforto, de 0 a 13 kg;
  • cadeira de segurança, de 9 a 18kg;
  • assento elevatório e cinto de três pontos, de 15 a 36 kg.

Acima de 36 kg, com, no mínimo 1,45 metros e cerca de dez anos, a criança pode viajar apenas com o cinto de segurança do carro.

6- Tenha uma proteção para o veículo

É um grande transtorno, em qualquer viagem, enfrentar imprevistos com o carro, seja por problemas mecânicos ou acidentes. A situação se torna ainda pior quando se vai viajar com crianças, que necessitam de um cuidado redobrado e correm mais perigo enquanto os donos do veículo esperam por ajuda. Por isso, o ideal é contar com uma proteção veicular, que te ofereça cobertura contra sinistros e imprevistos que possam acontecer durante a sua viagem.

Para proteger a sua família e fazer com que viajar com crianças seja mais divertido e ofereça menos preocupações, conte com a Auto Visa Rio! Somos uma associação de proteção veicular idônea e comprometida em oferecer a você a segurança e a proteção da qual você precisa. Entre em contato conosco e conheça os nossos planos!

 

Links úteis:
proteção veicular RJ
associação veicular
cooperativa de proteção veicular