Aprenda a cuidar bem da lataria do carro pintado

27 de dezembro de 2017
1130
Carro pintado de verde

Com o passar do tempo, é comum que há um desgaste na pintura do carro. Isso ocorre não somente devido ao mau uso, mas às ações do tempo, falta de limpeza recorrente e outra série de fatores. Sendo assim, muitos proprietários que desejam que seu veículo tenham a aparência de novo mas não dispõem de recursos para trocar o veículo, acabam optando por renovar apenas a pintura. Um carro pintado oferece diversos benefícios, mas, o maior deles é, sem dúvida, a aparência.

Por mais que seja uma saída muito mais barata para os donos de veículos, o carro pintado requer uma série de cuidados para que a largaria conserve o aspecto renovado trazido pela pintura. E é sobre esses cuidados que a Auto Visa Rio vai falar pra você, nesse artigo. Confira!

5 dicas para conservar a lataria do carro pintado

2018 01 11 carro pintado 300x199 Aprenda a cuidar bem da lataria do carro pintado

1- Evite lavagens em lava-rápidos por um período

Espere, pelo menos, um mês depois que tiver o carro pintado para levá-lo a lava rápidos ou a postos de combustível para lavagem automática. No primeiro mês após a pintura, a lata rua ainda é muito sensível, podendo ser descascada ou manchada com muita facilidade. Sendo assim, jatos fortes de água, como com a utilização de mangueiras de pressão em lava rápidos, e escovas giratórias, comumente utilizadas em lavagens nos postos de gasolina, devem ser evitadas. O ideal é que a lavagem seja feita, semanalmente, em casa, com ajuda de um pano macio, sabão neutro e baldes de água. O tempo de espera para que o carro possa ser submetido a lavagens mais pesadas é de, aproximadamente, 45 dias, mas esse tempo varia de acordo com o método de pintura e os produtos utilizados. Sendo assim, para evitar qualquer imprevisto com a lata rua do carro pintado, converse com o profissional que realizou o serviço e busque orientação da fabricante do produto.

2- Retire rapidamente qualquer sujeira

Ao notar qualquer tipo de sujeira na lata rua do seu veículo, é de extrema importância que ela seja retirada rapidamente com um pano úmido, principalmente na primeira semana após a pintura. Folhas de árvores, fezes de pássaros e resíduos de óleos podem causar manchas permanentes em carros pintados, caso permaneça muito tempo em contato com a lataria. Evite estacionar o seu carro debaixo de árvores ou em locais descobertos, que estão sujeitos a intempéries e a resíduos industriais. Também evite transitar por área rural, em que o veículo terá contato com lama. Mas, caso seja necessário, jogue água sobre a lataria do carro pintado e retire o mais rápido possível qualquer resquício de lama que possa danificar a pintura.

3- Cuidado com os produtos utilizados

O carro pintado deve ser lavado apenas com água e um sabão de pH neutro, para que não haja nenhum tipo de reação que possa causar manchas na lataria. O ideal é realizar a lavagem na sombra e utilize apenas os produtos que sejam recomendados pela fabricante da tinta e pelo profissional que realizou o serviço de pintura em seu carro. Ceras, de qualquer tipo, só devem ser utilizadas depois de 90 dias decorridos da pintura.

4- Não use solventes na limpeza

Para conservar o carro pintado, em hipótese alguma devem ser usados solventes, como gasolina, álcool ou aguarrás para remover sujeiras ou pequenas manchas.
No caso de manchas mais simples, elas devem. Ser removidas com água e um sabão de pH neutro. Em último caso, utilize o lado macio de uma esponja ou uma pequena escova de cerdas macias para fazer movimentos leves em cima da sujeira. Caso a sujeira seja de graxa ou outra substância que causa manchas, o ideal é retornar ao profissional que realizou o serviço de pintura e pedir que a área seja renovada.

5- Cuidado com goteiras

Ao estacionar o seu carro na garagem de casa, de estacionamentos ou qualquer outro lugar, se certifique de que não há nenhuma goteira ou vazamento de água que possa entrar em contato com a lataria do carro pintado. A água que sai desses lugares pode estar carregada de sais que podem danificar a pintura nova ou então deixar manchas que são difíceis de serem retiradas. Caso o carro precise ficar em algum local onde possa sofrer com intempéries, o ideal é cobri-lo com uma capa protetora.

Gostou das nossas dicas? Para que seu carro pintado fique seguro, conte com uma associação de proteção veicular que cubra acidentes e demais sinistros, como a que a Auto Visa Rio pode te oferecer! Somos uma empresa de proteção veicular  idônea, que busca associar pessoas que partilham do desejo de proteger os seus bens a um preço que podem pagar.
Entre em contato com a Auto Visa Rio e encontre um pacote de associação veicular que se adeque às suas necessidades.

Links úteis:
associações de proteção veicular
proteção veicular RJ