Confira quais são os cuidados com o veículo no inverno

26 de junho de 2018
564
Conheça os cuidados com o veículo no inverno

Com a chegada do frio, é comum que problemas comecem a aparecer no automóvel. Em alguns casos, com a falta de cuidados com o veículo no inverno, o carro pode até mesmo parar de funcionar, o que seria motivo de dores de cabeça para os motoristas.

Isso acontece porque as temperaturas mais baixas afetam diretamente as peças do carro, como para-brisa e pneus, além da quantidade maior de energia consumida pelo motor. Para evitar que esses transtornos sigam acontecendo, a Auto Visa Rio reuniu algumas dicas para solucionar o problema.

Cuidados com o veículo no inverno: quais são os principais?

2018 07 10 confira quais sao os cuidados com o veiculo no inverno texto 300x199 Confira quais são os cuidados com o veículo no inverno

Atenção aos pneus

Pneus bem calibrados garantem segurança no momento de dirigir. No frio, se esse processo não for feito ou estiver incorreto, os pneus provavelmente serão deformados com mais facilidade. Para evitar que isso ocorra, faça a manutenção da calibragem semanalmente.

Bateria do carro

A baixa temperatura reduz a velocidade de reação dos componentes químicos da bateria, fazendo com que a funcionalidade piore. Revisar o sistema é um dos cuidados com o veículo no inverno para se precaver desse transtorno. Certifique-se de que o nível de carga da bateria está adequado, já que o gasto é maior nesse período. Em caso de problemas, não espere para visitar um mecânico.

Alguns acessórios do carro também consomem bateria, mesmo quando eles estão parados, como rádios e rastreadores. Por isso, se você for ficar sem utilizar o veículo por alguns dias, desconecte o cabo do terminal positivo para evitar esse consumo desnecessário.

Não insista

É necessário que o motorista tenha a consciência de que é normal o veículo não ligar de primeira. Insistir seguidamente para que isso aconteça pode encharcar as velas e piorar a situação. Caso não ligue inicialmente, espere o combustível evaporar e tente de novo.
É importante frisar que a manutenção periódica é fundamental para evitar problemas maiores. As velas sempre precisarão de trocas regulares, então se antecipe antes que o veículo te deixe na mão.

Utilize o ar condicionado

O senso comum nos faz acreditar que não devemos chegar perto do ar condicionado do automóvel durante o inverno e que esse não é um dos cuidados com o veículo no inverno. Entretanto, essa afirmação não está completamente correta, já que esse equipamento é formado por peças que precisam de lubrificação. Quando elas não são usadas por muito tempo, a tendência é que ressequem e sejam danificadas. Busque ligá-lo semanalmente, por pelo menos 10 minutos, para permitir que o processo de lubrificação ocorra.

Aproveite essa época do ano também para fazer a checagem com um mecânico do ar condicionado. Além de ser mais barato, é mais saudável por conta de todos os contaminadores externos acumulados durante o verão, que se estabelecem no filtro de ar e são espalhados pelo carro durante o uso.

Cheque as palhetas

O bom funcionamento das palhetas é imprescindível para evitar dificuldades de visão durante o inverno. Entretanto, a baixa temperatura é um dos motivos para o ressecamento dessa peça e esse problema é justamente o causador de riscos que atrapalham a vista da rua. O ideal é que o equipamento seja trocado a cada três meses. Também é preciso manter a água do limpador de pára-brisa limpo e carregado, já que ele é mais usado durante o inverno.

Reservatório de partida a frio

Muitos carros com motores flex tem um reservatório de gasolina próximo ao motor, que auxilia a partida do automóvel quando temperaturas muito baixas dificultam esse processo. Como parte do país possui clima tropical, é comum esquecer essa reserva e deixar a gasolina ressecar. Esse fato pode ser o causador de diversas dores de cabeça caso o motorista realmente precise desse estoque.

Por isso, o recomendável é trocar a gasolina desse tanque uma vez por ano. Uma gasolina vencida pode causar vazamentos, além de não funcionar para o sistema de partida. Certifique-se de utilizar um combustível de qualidade e alta durabilidade. Também tenha atenção ao funcionamento do reservatório e não deixe de conferir possíveis rachaduras.

Escolha o óleo correto

Observe se você está utilizando o óleo correto, de acordo com o recomendado por montadoras. Geralmente, os óleos que têm mais viscosidade se adaptam melhor no calor. Para o inverno, o ideal são os menos viscosos, que facilitam a lubrificação assim que o motor é ligado.

Não espere o problema aparecer para se proteger

Listamos nesse artigo os principais cuidados com o veículo no inverno. Porém, por ser uma época de maior vulnerabilidade para os automóveis, é comum que problemas e acidentes aconteçam, mesmo tomando essas precauções. Portanto, conte com a Auto Visa Rio para ter ainda mais segurança durante essa época do ano.

Somos uma Associação de Proteção Veicular registrada e preparada para oferecer assistência aos nossos associados em casos de sinistro. Nossa sede principal está localizada no Rio de Janeiro, mas nosso serviço também funciona em outras capitais do país. Se você deseja qualidade e segurança, entre em contato conosco e torne-se já um associado!

Links úteis:
associação de proteção veicular
cooperativa de proteção veicular
associação veicular