Conheça os cuidados ao dirigir na chuva

27 de maio de 2019
327
dirigir na chuva - imagem principal

Dirigir na chuva é uma tarefa que demanda atenção redobrada do condutor. É necessário verificar os pneus, limpadores e outros aparatos no automóvel para não correr o risco de aquaplanagem  . Por conta disso, a Auto Visa Rio separou, neste artigo, algumas dicas que são cruciais para dirigir na chuva com segurança. Boa leitura! 

Saiba como dirigir na chuva com segurança

Pistas escorregadias estão entre os principais fatores capazes de aumentar o risco de acidentes no trânsito. Já, por outro lado, alguns motoristas, ainda pouco experientes, são capazes de desenvolver medo de dirigir na chuva. Você se identifica? Se sim, mantenha a calma. A seguir, separamos 7 dicas que podem mudar este quadro! Veja quais são e as pratique.

2019 06 08 conheca os cuidados ao dirigir na chuva1 300x200 Conheça os cuidados ao dirigir na chuva

Verifique os pneus

Fazer a verificação dos pneus antes de entrar no carro é de extrema importância. Afinal de contas, são eles que irão garantir a aderência na pista. Antes de dirigir na chuva, veja se as ranhuras têm, no mínimo, 1,6mm de altura. Em geral, essa checagem é facilitada pelo fato de todo pneu possuir calombos no fundo das ranhuras. Estes são “marcadores” do limite de segurança, TWI . Além de estar atento às ranhuras, é preciso manter a calibragem dos pneus em dia. Quando a pressão encontra-se abaixo da orientada pelo fabricante, é possível perder a capacidade de escoamento.

Esteja atento aos limpadores de para-brisa

A segunda dica para dirigir na chuva com segurança é estar atento a boa funcionalidade dos limpadores de para-brisa. Realizar a manutenção das palhetas periodicamente evita o ressecamento dessas. Em caso de ser necessária a troca, procure por marcas que respeitem a dimensões das originais.

Reduza a velocidade

Após ter feito a verificação dos pneus e visto os limpadores de para-brisa, é chegada a hora de ligar o carro. Por isso, a nossa terceira dica para dirigir na chuva é reduzir a velocidade. Parece ser besteira, mas essa atitude é fundamental para que os pneus consigam garantir a adesão adequada ao solo. Lembre-se que qualquer vestígio de óleo na pista pode torná-la ainda mais escorregadia. Garantir uma velocidade constante, torna-se uma boa conduta, a fim de não causar acidentes.

2019 06 08 conheca os cuidados ao dirigir na chuva2 300x200 Conheça os cuidados ao dirigir na chuva

Redobre a distância de segurança

Redobrar a distância de segurança propicia que os espaços entre os veículos fiquem maiores para a realização de conversões. Logo, facilita a locomoção do veículo sem interferir nas intenções dos outros condutores. É importante saber que qualquer vestígio de óleo que esteja na pista, quando misturado com água, irá fazer com que o carro derrape com mais facilidade. Caso o carro da frente esteja muito próximo, isso pode simbolizar um risco. Esteja atento à distância de segurança ao dirigir na chuva.

Mantenha os faróis ligados

Segundo o artigo 250  do Código de Trânsito, deixar de manter, pelo menos, as luzes de posição do veículo ligadas é considerada infração média. Nas condições de forte chuva, neblina ou cerração, as condições de visibilidade são menores. Devido a isso, o automóvel pode ficar “camuflado”. A fim de solucionar essa questão, o ideal é manter os faróis ligados. A orientação é que a luz baixa seja prioridade. Esta irá ajudar a iluminar pequenas distâncias. Acenda, também, os faróis de neblina dianteiros. Eles irão facilitar que seu veículo seja reconhecido pelos demais condutores da via.

Dirija com as duas mãos no volante

Posicionar as duas mãos no volante é importante para garantir o real controle do veículo. Além disso, prevê maior rapidez e precisão nas respostas aos reflexos. Em caso de dirigir na chuva, atender a essa regra é essencial para evitar erros e possíveis acidentes.

2019 06 08 conheca os cuidados ao dirigir na chuva3 300x200 Conheça os cuidados ao dirigir na chuva

A chuva ficou muito forte? Pare o carro!

Percebeu que a visibilidade está sendo afetada de modo que o limpador de para-brisa não esteja conseguindo modificar a situação? Opte por procurar algum lugar para estacionar. Caso recorra ao acostamento, não esqueça de ligar o pisca-alerta para que seu veículo seja identificado pelos outros veículos. Dirigir na chuva requer que o condutor esteja atento à pista de forma a prever futuras situações que possam acontecer. Esteja consciente!

 

Gostou do nosso artigo sobre os cuidados ao dirigir na chuva? Conheça a Auto Visa Rio! Somos uma associação de proteção veicular . Realizamos assistência jurídica , cobertura contra colisões  e muito mais! Em nosso blog, encontre tudo sobre pneu careca  e pneus mal calibrados . Entre em contato conosco e veja os benefícios!

 

Fechar
Auto Visa Rio anuncia patrocínio oficial ao Fluminense