Cooperativas e associações: o que são, afinal?

14 de julho de 2014
5507

Cooperativas de seguros, associação de seguros, seguros de associação e cooperativas de proteção automotiva são termos populares dados em geral para as associações de proteção veicular rj. No entanto as associações de proteção veicular não podem exercer a venda de apólices de seguro, pois os mesmos são regulados pela SUSEP. O que pode ser oferecido por essas associações são serviços e benefícios que visam à proteção de seu veículo por valores menores, com mais agilidade e menos burocracia. Associações de proteção veicular funcionam de forma parecida com cooperativas, onde um grupo de pessoas se une e divide entre si os prejuízos ocorridos no período.

Como fica a questão do risco?

A principal diferença entre as associações de proteção veicular e as seguradoras é a transferência de risco. Quando você contrata uma apólice de seguro, você transfere o risco para a seguradora, que cobra um alto valor para isto. Na associação de proteção veicular, o associado assina um termo de responsabilidade mútua e divide os riscos com os demais associados.

As associações de proteção veicular são, basicamente, fundos administrados por uma associação onde os associados dividem entre si os custos mensais dos sinistros ocorridos no período. A diferença entre as seguradoras é que, no caso de uma associação de proteção veicular, o tamanho da estrutura, o porte da associação, o número de associados e a dedicação integral de um corpo de profissionais qualificados para administrar as ocorrências mensais, garantem que o custo mensal seja inferior ao praticado pelas mesmas.

Como é calculado o valor?

Outra grande diferença entre a associação veicular e a seguradora é a forma de cálculo e contratação. Nas associações de proteção veicular não se leva em consideração o perfil do condutor do veículo. Não há variação no preço da adesão em função da localização do veículo, do sexo, estado civil ou idade do condutor. O cálculo é feito em função do valor veículo. Nas seguradoras existe a adesão de uma apólice, já nas associações de proteção veicular o associado assina um contrato de responsabilidade mútua e divide o risco com os demais associados.

Seguros de associação, cooperativa de proteção automotiva, cooperativas de seguros ou associação de seguros se referem em geral à mesma iniciativa que são as associações de proteção veicular, onde cada associação possui seu estatuto, sua estrutura e rede de benefícios oferecidos.

× Qual a sua dúvida?