Cooperativas de seguro: o que são?

2 de setembro de 2014
566

Você já ouviu falar em cooperativas de seguro?

Diferente do que muitos pensam, não se trata de uma empresa de venda de seguros, mas sim de uma associação veicular ou cooperativa de proteção veicular. Estas são entidades que oferecem serviços de proteção ao veículo em casos de acidentes, roubo, furto, incêndio e até avarias provocadas por fenômenos da natureza.

As cooperativas de seguro funcionam através da associação de um grupo de pessoas que decide ratear as despesas em caso de alguma ocorrência. O valor é pago mensalmente e inclui uma taxa fixa de administração. Quando há alguma ocorrência, o valor é dividido. Quando não há, é feito apenas o pagamento da taxa. Com isso, o valor fica até 70% mais barato do que o seguro.

Segundo a Confederação Nacional das Associações de Benefícios Mútuos (Conabem), é importante ressaltar que proteção veicular rje seguro são atividades diferentes e, por isso, não podem ser comparadas. Na associação, os beneficiados se juntam para reparar fatos já acontecidos, uma vez que o rateio só acontece após o sinistro, enquanto o seguro cobra para garantir riscos que venham a acontecer.

Outra diferença entre seguro e cooperativas de seguro é o documento assinado. No caso do seguro, você tem adesão a uma apólice. Na proteção veicular, é assinado um acordo de responsabilidade mútua. Na contratação, as cooperativas de seguro levam em conta apenas o modelo e ano do veículo. O perfil do condutor não interfere nos valores. Basta que o condutor ou associado mantenha as mensalidades em dia e respeite as leis de trânsito.

Se desejar contratar um serviço de proteção veicular mais barato que o seguro, pode contar com as cooperativas de seguro, que também podem receber o nome de Associação de Proteção Veicular ou Associação de Seguros.

Mas é importante antes de se associar conhecer mais sobre a entidade e os serviços prestados. Peça toda a documentação para ver se está em dia e confira com associados sobre a prestação de serviço. Com esta atitude simples você evitará problemas de má prestação de serviço.

Afinal economizar é sempre bom! Se está decidido a conhecer as cooperativas de seguro, conheça a Auto Visa Rio aqui em nosso site e simule já o valor da sua proteção.

Fechar
Auto Visa Rio anuncia patrocínio oficial ao Fluminense