O que você precisa saber antes de contratar uma cooperativa de proteção veicular?

28 de julho de 2021
150
Na imagem vemos uma pessoa decidida a contratar uma cooperativa de proteção veicular.

Há muito tempo, o mercado de segurança de veículos era um verdadeiro monopólio de seguradoras. No entanto, com as constantes mudanças nos hábitos dos consumidores e o aumento da violência urbana, este cenário começou a mudar. Uma alternativa mais barata e com soluções semelhantes surgiu — e, assim, muitos brasileiros começaram a contratar uma cooperativa de proteção veicular.

Hoje, o Brasil possui mais de 680 associações de proteção veicular e mais de 4,5 milhões de associados. É uma grande tendência que tem tudo para se expandir cada vez mais. Está pensando em fazer parte do grupo de beneficiários desta modalidade? Antes de se tornar um associado, é preciso escolher muito bem a sua empresa. Leia este artigo e saiba mais!

Vai contratar uma cooperativa de proteção veicular? Fique atento!

2021 08 11 contratar uma cooperativa de protecao veicular 1 O que você precisa saber antes de contratar uma cooperativa de proteção veicular?

Antes de escolher uma associação, é necessário obter algumas informações prévias. Confira na sequência tudo o que você precisa saber antes de contratar uma cooperativa de proteção veicular.

1. Diferença entre proteção veicular e seguro

Apesar de terem basicamente o mesmo objetivo, proteção veicular e seguro automotivo são coisas diferentes. Enquanto as seguradoras contam com uma apólice detalhada e fazem análise de perfil de risco, as associações têm uma adesão mais rápida, sem burocracia, por meio de um contrato de responsabilidade mútua. Além de diversas outras diferenças que você pode conhecer lendo nosso artigo.

2. Regras de cada associação

Antes de contratar uma cooperativa de proteção veicular e se tornar um associado, é muito importante obter informações a respeito da empresa. Afinal, cada associação possui seu regimento interno próprio, com suas regras distintas e bem definidas. Desse modo, busque referências sobre a cooperativa na internet, visite seu site e, se preciso, fale com os atendentes pelo telefone. Colha o máximo de dados que você puder!

3. Filiação à AAAPV

Uma ótima forma de confirmar a idoneidade da associação é se certificar de que ela é filiada à AAAPV (Agência de Autorregulamentação das Entidades de Autogestão de Planos de Proteção Contra Riscos Patrimoniais). Essa entidade representa o setor associativista e só aceita cooperativas íntegras no seu grupo. Fazer parte da AAAPV atesta a confiança da empresa junto aos seus associados.

4. Funcionamento legal

As associações veiculares possuem amparo constitucional, ou seja, são permitidas por lei. Não há nenhum empecilho legal ao seu funcionamento, pelo contrário. As entidades são constituídas pelo Código Civil Brasileiro e Constituição Federal (Artigo 5º, parágrafos XVII e XVIII). Elas são responsáveis pela conformidade com os princípios do associativismo e cooperativismo embasados na Lei Federal 5.764/71.

5. Soluções para todos os motoristas

Não é errado pensar em contratar uma cooperativa de proteção veicular para proteger seu veículo da mesma forma que uma seguradora protegeria! Este segmento não está no mercado para competir com as seguradoras, mas sim para atender o público que não se encaixa no perfil exigido por elas. Geralmente, as associações oferecem soluções para pessoas ignoradas pelas seguradoras, seja pelo modelo e ano do automóvel ou perfil do motorista.

6. Acompanhamento da vistoria

Ao decidir contratar uma cooperativa de proteção veicular, é importante que você acompanhe a vistoria prévia. Esta é realizada para saber a condição em que o veículo se encontra e é feita por profissionais especializados e capacitados.

7. Leitura do contrato

Além de acompanhar a vistoria prévia, o consumidor deve ler com muita atenção o contrato de adesão. Verifique todos os benefícios previstos em cada papelada e veja se eles são adequados às suas necessidades. Em suma, cheque todas as cláusulas do contrato e verifique e confira se o que está sendo ofertado será realizado.

Seja um dos nossos associados!

A Auto Visa Rio é a maior e melhor associação de proteção veicular do RJ! Oferecemos uma estrutura completa de atendimento nos locais onde possuímos filiais: Rio de Janeiro, Campinas e Espírito Santo.
Conosco, você paga bem mais barato e tem acesso aos seguintes benefícios:

Seja nosso associado e aproveite todos os benefícios que oferecemos! Entre em contato conosco e venha para a maior do Rio!

× Qual a sua dúvida?