O que você precisa saber sobre compra de carros para PCD?

27 de março de 2018
1323
dicas de carros para pcd

A compra de carros para PCD (pessoas com deficiência) não é tão simples quanto muitos imaginam. Por conta de uma grande isenção de impostos, é uma tarefa complicada e que requer muita paciência. Mas, no final tanta complicação vale a pena, uma vez que os descontos podem chegar a 25% do valor do carro.

Para te trazer mais esclarecimentos sobre o assunto, a Auto Visa Rio preparou este artigo com informações essenciais para quem pretende comprar um dos carros para PCD disponíveis no mercado. Confira, a seguir.

Como conseguir isenções em carros para PCD?

2018 04 20 carros para pcd 300x204 O que você precisa saber sobre compra de carros para PCD?

Carteira de motorista especial

O primeiro passo para dar início à busca por isenções é buscar por um médico credenciado pelo Detran. De acordo com a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID), ele deve gerar um laudo determinando qual tipo de adaptação que deve ser inscrita na CNH do beneficiário. Depois disso, é preciso fazer aulas na autoescola. Mesmo uma pessoa que dirige há anos precisa de treino especial, porque pode não ter nenhuma experiência com um carro automático.

Papéis necessários

Quando você estiver com a CNH na mão, já é possível pedir as isenções em carros para PCD. A concessionária pode indicar um despachante ou oferecer o serviço gratuitamente. Em relação ao carro, existem algumas regras:

- custar até R$ 70 mil;
- ser fabricado no Brasil ou em países do Mercosul.

A primeira isenção em carros para PCD é do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que demora em torno de cinco meses para ser liberada. Depois, você dá entrada na isenção do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias (ICMS), que demora 45 dias, em média. Quando o ICMS é liberado, já podemos fazer o pedido na montadora e, até o carro chegar, leva em torno de 30 a 60 dias.

Com o carro em mãos, é necessário pedir a Isenção do IPVA e aproveitar o seu veículo.

Doenças que não direito à isenção

- Amputação ou ausência de membro;

- esclerose múltipla;
- paraplegia;
- artrite reumatóide;
- hérnia de disco;
- Parkinson;
- artrose (em casos que causa dificuldade de movimentação dos membros);
- acidente vascular cerebral (AVC);
- problemas na coluna (em casos que causa dificuldade de movimentação dos membros);
- Síndrome de Down;
- autismo;
- câncer (em casos que causa dificuldade de movimentação dos membros).

Modelos de carros para PCD

Cadeirantes

Cadeirantes têm disponibilidade de optar por modelos de carros para PCD com um porta-malas grande e com uma abertura de portas ampla. Entre os modelos mais conhecidos, podemos citar Fiat Doblô e Kia Soul.

Amputados

Para pessoas que sofrem de algum tipo de amputação, o ideal é optar por carros para PCD de pequeno porte e que tenham câmbio automático. Os preferidos costumam ser o Gol, Palio e Peugeot 208, por exemplo.

Esteja sempre em segurança!

Depois de adquirir um carro, é sempre importante pensar na sua segurança, do seu veículo e da sua família. Por isso, o ideal é contar com uma associação de proteção veicular  que te ofereça prevenção em caso de roubo, furto, acidentes e muito mais. Para saber mais, acesse nosso site e entre em contato conosco. Aguardamos por você.

Links úteis:

cooperativa de proteção veicular
proteção veicular
proteção veicular rj
associação veicular