Descubra como usar o triângulo de sinalização!

28 de julho de 2021
30509
Vemos uma pessoa que sabe como usar o triângulo de sinalização da maneira correta. Saiba também!

O triângulo de sinalização é um equipamento indispensável na vida de qualquer motorista. Ele sinaliza aos demais condutores que existe um veículo parado na via. Assim, impede que acidentes ocorram. Mas e você, sabe como usar o triângulo de sinalização? E se precisar colocá-lo em uma curva? A Auto Visa Rio irá te ajudar! Continue lendo este artigo!

Como usar o triângulo de sinalização?

Aqui no blog sempre dissemos que se você observar algo de errado com o carro o ideal a ser feito é parar em lugar seguro. Agora, existem casos onde isso não é possível, principalmente em pistas onde não há acostamento. Por essa razão, com os passos seguintes vamos te ajudar a entender como usar o triângulo de sinalização. Confira.

Passo 1: pare o carro na pista da direita e ligue o pisca alerta

Se houver alguma situação em que seu veículo ficar impossibilitado de seguir viagem, indicamos que você pare o carro na pista da direita e ligue o pisca alerta. Esta será sua primeira medida de sinalização.

Passo 2: pegue o triângulo de sinalização no porta-malas

Depois, vá até o porta-malas e pegue o seu triângulo de sinalização.

Passo 3: faça a contagem da distância segura

Esse é um importante momento no processo de como usar o triângulo de sinalização. O triângulo não deve ser posicionado logo atrás do carro. Afinal de contas, o condutor que está atrás de você precisa ter tempo suficiente para diminuir a velocidade e mudar de faixa.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o triângulo de sinalização deve ficar, no mínimo, a 30 metros do carro parado na via. Esse valor equivale a cerca de 30 passos.

Passo 4: considere a velocidade da via em que seu carro está

Para aumentar a sua segurança e a de seu veículo, coloque o triângulo de sinalização a uma distância correspondente à velocidade da via em que ele está. Por exemplo: se a velocidade é de 40 km/h, o triângulo de segurança deve estar a 40m do veículo. Se a velocidade for 80 km/h, coloque-o a 80m e assim por diante.

Passo 5: se houver curva, caminhe até o final dela e faça a contagem de passos

Caso haja uma curva no meio da sua contagem de passos, caminhe até o final dela e reinicie os passos. E em caso de chuva, neblina ou cerração, dobre a distância. Essa é a melhor forma de sinalizar e evitar acidentes nesses casos.

2021 08 23 como usar o triangulo de sinalizacao meio Descubra como usar o triângulo de sinalização!

Feito isso, você terá cumprido todo processo de como usar o triângulo de sinalização. Assim, poderá verificar o que há de errado com o seu veículo em segurança. Caso seja necessário, acione o serviço de reboque e solicite um carro reserva para seguir viagem.

Restou alguma dúvida? Entre em contato com os canais de atendimento da nossa associação de proteção veicular no RJ. Estamos à disposição para atendê-lo! Aproveite este momento para se tornar um de nossos associados.

Conteúdo atualizado em 28/07/2021.

× Qual a sua dúvida?