Como transportar crianças com segurança? Saiba as regras e dicas!

31 de agosto de 2021
119
Na imagem vemos um homem que sabe como transportar crianças com segurança. Aprenda também!

As mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) entraram em vigor no dia 12 de abril deste ano. Uma das principais novidades é a ampliação do uso da cadeirinha para o transporte de crianças de até 10 anos. Neste sentido, a Auto Visa Rio preparou este artigo para você entender como transportar crianças com segurança. Lembre-se que a nossa associação de proteção veicular se importa com o seu bem-estar e com as pessoas que você ama!

Dados sobre acidentes envolvendo crianças

Antes de entender como transportar crianças com segurança, vamos refletir um pouco sobre o contexto em que este tema está inserido. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), uma criança morre a cada quatro minutos no trânsito no mundo. Essa informação é alarmante e releva a importância de tratarmos sobre o tema.

Não muito distante, aqui no Brasil, em 2016, foram registradas 1.292 mortes de pessoas de 0 a 14 anos, de acordo com os números divulgados pelo Observatório Nacional de Segurança Viária. Em função disso, a aplicação de medidas que protejam a integridade das crianças no trânsito torna-se fundamental. Devem, assim, ser praticadas tanto por responsáveis quanto por motoristas que prestam serviço à família, como os de aplicativo. Afinal de contas, a segurança no trânsito é dever de todos.

Mas afinal, como transportar crianças com segurança?

Antes do dia 12 de abril de 2021, a Lei da Cadeirinha assegurava que:

  • crianças de até 1 ano deveriam ser transportadas em bebê conforto;
  • crianças de até 4 anos deveriam ser transportadas na cadeirinha;
  • crianças de 4 a 7 anos e meio deveriam transportadas no banco traseiro usando cinto de segurança no banco traseiro;
  • após 10 anos a criança já poderia ser transportada no banco da frente com cinto de segurança.

Com a ampliação do uso da cadeirinha, o último tópico foi alterado. Dessa maneira, o transporte que oferece segurança para crianças admite que os pequenos de 10 anos também sejam transportados no banco traseiro com equipamento de segurança adequado ao peso e idade. Assim, quem não cumprir a regra comete uma infração gravíssima onde a multa é de 7 pontos na CNH e retenção do veículo.

À vista disso, algumas atitudes precisam ser consideradas no processo de como transportar crianças com segurança. Falamos sobre elas na sequência.

5 dicas para transportar crianças no carro de forma segura

1- Proteja a criança com o equipamento adequado

Considere as novas regras estabelecidas pelo CTB sempre que for transportar uma criança em seu carro. Preocupe-se com o conforto dela e confira se ela está bem segura.

2021 09 19 como transportar criancas com seguranca meio Como transportar crianças com segurança? Saiba as regras e dicas!

2- Controle a velocidade

Após se certificar que a criança está protegida, lembre-se de controlar a velocidade. Isso vai reduzir o risco na medida em que as crianças apresentam estrutura corporal mais frágil.

3- Pratique a direção defensiva

Indicamos que a direção defensiva seja praticada com o objetivo de proteger seu veículo. Por conta disso, quando tratamos do transporte de crianças esta orientação se intensifica. Mantenha-se atento às intenções dos outros veículos na via.

4- Fixe os dispositivos eletrônicos atrás do banco da frente

Uma pergunta muito comum de pessoas que circulam com crianças no carro é: “posso deixá-los com o celular ou outro dispositivo eletrônico na mão?”. Especialistas indicam que o melhor é fixá-los na parte de trás do banco da frente. Assim, você garante que a criança fique impedida de se machucar em casos de freadas muito bruscas, se essas ocorrerem.

5- Evite alimentar as crianças no carro

Por fim, nossa última dica de como transportar crianças com segurança consiste em não alimentá-las enquanto o carro estiver em movimento. Embora essa situação seja bastante comum, pode facilitar que elas se engasguem. Então, o indicado é parar em um lugar tranquilo e alimentá-las neste ambiente.

Conte com a Auto Visa Rio!

Gostou das informações? Se você ainda não é um associado da Auto Visa Rio, procure conhecer nossos serviços. Disponibilizamos uma série de benefícios na nossa proteção veicular.

Além disso, você também ganha atendimento de assistência 24h para momentos inesperados. Estamos com você quando mais precisa! Entre em contato com os nossos canais de atendimento para saber mais.

× Qual a sua dúvida?