Saiba como funcionará a CNH digital

30 de outubro de 2017
1737
CNH Digital

O futuro já chegou, não há dúvida. E nada mais justo do que acompanhá-lo, se aproveitando das facilidades tecnológicas para trazer praticidade ao nosso dia a dia. O Governo brasileiro também sabe disso e, por isso, a partir do dia primeiro de fevereiro de 2018, os Detrans de todos os estados deverão estar aptos a emitir a CNH digital, chamada de CNH-e. O documento terá a mesma validade do físico, e começou a valer em um programa piloto, inicialmente para o estado de Goiás.

Ainda não sabia ou tem dúvidas sobre essa novidade? Então prepare-se, porque a Auto Visa Rio vai esclarecer tudo o que você precisa saber sobre a CNH digital neste artigo. Confira!

Tudo o que você precisa saber sobre a CNH digital

2017 11 10cnh digital 300x183 Saiba como funcionará a CNH digital

O projeto que previa a criação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital foi aprovado em julho de 2017, garantindo que o documento digital tenha o mesmo valor do impresso, começando a valer a partir de fevereiro de 2018. No mês de agosto, foi lançado um aplicativo de teste, inicialmente disponibilizado apenas para celulares com sistema Android, que permite aos usuários possam experimentar como funcionará o aplicativo.

O aplicativo que abrigará a CNH digital prevê que o motorista terá algumas funções extras, como exportar e compartilhar o arquivo da carteira por e-mail ou aplicativos de mensagem, para usar em casos em que há necessidade de apresentar o documento autenticado. Além disso, o motorista poderá conferir, quando a CNH digital passar a valer, a pontuação de infrações e ser avisado quando o prazo de vencimento do documento estiver se aproximando.

A seguir, separamos algumas dúvidas que possam surgir sobre a CNH Digital e explicamos para você.

Quando a CNH digital começa a valer?

A CNH digital começou com um projeto piloto em Goiás, já a partir do mês de outubro. A exigência do Contran é que até o dia primeiro de fevereiro todos os Detrans dos estados estejam aptos para emitirem o documento na versão digital, para todos os motoristas. O documento digital terá o mesmo valor que o impresso, e a autenticidade poderá ser comprovada pela assinatura com certificado digital (emitido por entidades credenciadas, como Correios e Serasa), ou pelo QR-code da carteira impressa, que pode ser escaneado.

O que é preciso para tirar a CNH digital?

A CNH digital deverá ser obtida por meio de um aplicativo, que estará disponível, a partir de fevereiro, para os celulares com sistemas Android e IOS. Ela só poderá ser emitida para quem possui a nova CNH, que vem com um QR-code. Uma vez que a CNH digital esteja valendo para o seu estado (o prazo para que todos os estados passem a emitir é fevereiro de 2018), é preciso fazer um cadastro no Portal de Serviços do Denatran, que enviará por e-mail um código para que o usuário acesse a CNH digital no aplicativo. No primeiro acesso, o usuário terá um código PIN, criado exclusivamente para a visualização do documento, mesmo que não haja acesso à internet.

Quanto custará a CNH digital?

A cobrança para a emissão da CNH digital ficará a cargo dos Detrans de cada estado. São eles que estabelecem os preços do documento impresso, e o valor varia de um estado para o outro.

É obrigatório tirar a CNH digital?

A CNH digital será opcional, para quem se interessa pela praticidade de poder ter o documento no smartphone. A carteira impressa continuará a ser emitida normalmente. Mas, vale lembrar que, a multa para quem esquece a CNH em casa é de quase 90 reais e mais três pontos na carteira, além de ter o veículo retido até que o documento seja apresentado. Sendo assim, melhor facilitar as coisas e providenciar a CNH digital, não é mesmo?

A CNH digital é segura, mesmo se eu perder o meu smartphone ou ele for furtado?

Existem diversos padrões técnicos feitos para proteger o portador do documento, ainda que o smartphone em que a CNH digital esteja cadastrada seja perdido ou roubado. Para abrir o documento no aplicativo, sempre será necessário fornecer a senha de quatro dígitos. Além disso, é possível que o usuário cancele o documento digital em qualquer posto do Detran.

A Auto Visa Rio é uma associação de proteção veicular que se preocupa bastante com seus associados e, por isso, busca deixá-los sempre informados das novidades do mundo automotivo. Para estar sempre antenado em relação às novidades, não deixe de acessar o nosso blog e acompanhar nossos artigos. Caso você tenha alguma dúvida em relação à associação veicular, acesse nosso site e solucione seu questionamento. Conte com a Auto Visa Rio se você deseja proteção, conforto e tranquilidade no seu dia a dia como motorista.

Links úteis:
proteção veicular;
proteção veicular rj;
cooperativa de proteção veicular.