6 carros para pessoas com deficiência (PCD)

26 de janeiro de 2018
2573
5 carros para pessoas com deficiência

A venda de carros zero km encolheu quase à metade nos últimos quatro anos. Contrapondo esta queda do mercado automobilístico, a venda de carros para pessoas com deficiência, ou PCD, praticamente triplicou. As vendas de modelos que atendessem as necessidades de pessoas com deficiência saltou de 42.000 unidades em 2012 para 139.000 em 2016, e em relação a 2015 houve um crescimento de 31,5%.

Esses são dados bastante positivos, afinal há alguns anos pessoas com deficiência ou algum tipo de patologia não tinham suas necessidades atendidas nos veículos, o que muitas vezes ocasionava desconforto e, logo, um problema que, infelizmente, ainda é comum: a falta da inclusão. Por isso, a Auto Visa Rio traz, neste artigo, 6 modelos ideais para pessoas com deficiência e tudo o que você precisa prestar atenção ao escolher o veículo ideal.

O que devemos saber sobre carros para pessoas com deficiência?

2018 02 28 conheça os veículos ideias para pessoas com deficiência 300x156 6 carros para pessoas com deficiência (PCD)

O público que busca carros exclusivos para pessoas com deficiência não se limita aqueles que possuem uma deficiência aparente, como cadeirantes, mas também abrange parentes de alguém com síndrome de Down ou até mesmo o próprio portador. Isso também se estende para idosos que possuem alguma sequela motora por conta da idade avançada. Um grande incentivo para a compra de carros voltados para pessoas com deficiência é a isenção de impostos. PCD têm direito a adquirir veículos com a isenção de IPI, ICMS e IOF, o que gera um abatimento de 20% a 30% do preço original. A lei de isenção está em vigor há mais de 20 anos e em 2013 foi estendida para os familiares dos deficientes que não podem dirigir.

Entretanto, é preciso prestar atenção em algumas características fundamentais para pessoas com deficiência, antes de efetuar a compra do modelo ideal. São elas:

• veículos automáticos ou com câmbio automatizado;
• porta-malas grandes para que caiba cadeira de rodas dependendo do caso;
• excelente espaço interno.

Quais são os modelos ideais?

Renault Captur life 1.6 Versão: Life CVT (automático)

2018 02 28 renault capture 300x156 6 carros para pessoas com deficiência (PCD)

A Renault incluiu seu novo modelo, o Captur com motor 1.6, na lista dos carros para pessoas com deficiência. O modelo utiliza o mesmo motor que o Nissan Kicks, mas com programação própria. Ele acompanha quatro airbags, piloto automático, assistente de partida em rampa, controles de estabilidade e de tração, roda de liga aro 17, direção eletro-hidráulica. E, no quesito design, o pacote da série acompanha nove opções de pintura biton, ou seja, a opção de ter o teto de uma cor diferente do resto do carro.

Jeep Renegade 1.8 Automático 16V Flex 4P PCD

2018 02 28 jeep renegade 300x156 6 carros para pessoas com deficiência (PCD)

A versão 1.8 do Jeep Renegade recebeu câmbio automático, a fim de atender pessoas com deficiência. O pacote da versão acompanha motor 135/139 CV, câmbio de 6 marchas, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, freio eletrônico, direção elétrica e ar-condicionado. Além de computador de bordo e sistema Isofix, que é o padrão de fixação na instalação de dispositivos de retenção para crianças, como cadeirinhas e bebê conforto.

Nissan Kicks S Direct CVT

2018 02 28 nissan kicks 300x156 6 carros para pessoas com deficiência (PCD)

O modelo nacional da Nissan, o Kicks, é uma das opções para o público PCD. A Nissan manteve o design da versão S, mas com câmbio CVT. Um item que é alvo da procura de pessoas com deficiência ao escolher um carro é o espaço. Este modelo garante amplo espaço interno e dirigibilidade leve, que são fatores que ajudam as pessoas com deficiência no dia a dia. Além de tudo, o Kicks da Nissan acompanha ar-condicionado, direção elétrica, comandos no volante, rádio com USB e Bluetooth, controle de tração e assistente de partida de rampa.

Citroen Aircross 1.6 Feel Aut. 17/18

2018 02 28 citroen aircross 300x156 6 carros para pessoas com deficiência (PCD)

Espaço é um dos atributos que o público PCD leva em conta, sendo assim, o Aircross da Citroen é uma ótima opção. O Aircross é uma minivan com um toque aventureiro, e é oferecido com motor de 1.6 de até 118 CV e o novo câmbio automático de 6 marchas, que veio para substituir o de 4 marchas das versões mais antigas. Além de possuir o piloto automático que é exclusivo para pessoas com deficiência, uma central multimídia e rodas de aro 16.

Honda Fit 1.5 Versão: Personal CVT

2018 02 28 honda fit 300x156 6 carros para pessoas com deficiência (PCD)

O Honda Fit 1.5 é um dos modelos mais procurados por pessoas com deficiência, justamente porque ele permite a modularidade dos bancos, que podem ser retirados por completo. Na linha 2018, a Honda também incluiu a configuração Personal CVT, além de itens importantes como: controle de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampa, sinalização de parada de emergência, direção elétrica, piloto automático – que é um item crucial para veículos voltados para o público PCD, painel de instrumentos com computador de bordo, repetidor de direção nos espelhos retrovisores e lanternas traseiras em Led.

Hyundai Creta 1.6 Versão exclusiva: Attitude

2018 02 28 hyundai creta 300x156 6 carros para pessoas com deficiência (PCD)

Por conta de uma elevada demanda, o Creta Attitude 1.6 automático ficou um período de três meses com suas vendas suspensas. Mas, agora o modelo da Hyundai está de volta com uma versão exclusiva para o público PCD. O Creta 1.6 vem equipado com direção elétrica, controles de estabilidade e de tração, assistente de partida de rampa, sistema de start/stop de parada de motor, entre outros.

Porém, para garantir o modelo abaixo da limitação que garante a isenção total de impostos foram retirados alguns itens como sistema de som, volante multifuncional e tampa interna.

Proteja seu carro com a Auto Visa!

Sendo um veículo adequado para pessoas com deficiência ou não, todo carro precisa de proteção. E, para manter o seu veículo em segurança nada mais adequado do que contar com uma associação de proteção veicular, como a Auto Visa Rio. Oferecemos cobertura contra roubos e furtos, troca de pneus, socorro elétrico e mecânico, entre outros serviços que garantem a proteção veicular. Somos uma associação veicular que tem como maior preocupação a tranquilidade e bem-estar de seus associados. Entre em contato e saiba mais sobre nossos serviços!

Links úteis:
proteção veicular rj
cooperativa de proteção veicular