Carro atolado? Aprenda o que fazer nessa situação!

29 de março de 2021
30
Saiba o passo a passo para retirar o carro atolado

Foi viajar durante um período de fortes chuvas, observou o carro atolado na lama e soube como reagir? Se sim, você merece parabéns. Conseguiu driblar um baita problema. Agora, se isso ainda não aconteceu com você, é melhor ter cuidado! Todos os condutores estão sujeitos a essa situação. Pensando nisso, nós da Auto Visa Rio montamos um artigo para te auxiliar neste momento. Confira e boa leitura!

O que fazer com o carro atolado?

2021 04 16 carro atolado 1 Carro atolado? Aprenda o que fazer nessa situação!

Como vimos anteriormente, estar com o carro atolado pode ser um grande problema. O transtorno pode ser ainda pior se os procedimentos corretos não forem bem executados.

Confira os passos que listamos abaixo. Saiba como contornar esse contratempo!

1- Tire o máximo de peso

Em primeiro, tire todo o peso do carro. Peça para os passageiros saírem e não deixe nada no porta-malas. Isto influenciará no tempo e na força necessária para que o carro saia do atolamento. Pense: quanto mais leve, mais fácil será locomovê-lo.

2- Use o macaco

Após tirar o peso do veículo, coloque o macaco para erguer as rodas. Depois que elas estiverem de mais fácil acesso, posicione o máximo de objetos debaixo delas. Use pedras, madeiras e outros itens para criar atrito.

3- Veja ao redor

Procure ao seu redor, observe se há pedaços de madeiras, folhas, toalhas ou roupas, entre outros exemplos. Utilize-os para criar uma espécie de rampa próximo às rodas da frente. Com isso, o carro terá um auxílio e sairá do atolamento sem derrapar. Ademais, você também impede que ele volte a atolar em seguida.

4- Empurrar e acelerar

Após colocar todos esse elementos embaixo do carro, retire o macaco e, em seguida, entre no carro. Depois, acelere gradativamente. Caso haja mais pessoas no local, solicite que elas te ajudem empurrando o veículo.

Atenção: lembre-se de engatar a segunda marcha, pois usar a primeira poderá fundir o motor.

5- Chame um guincho

2021 04 16 carro atolado 2 Carro atolado? Aprenda o que fazer nessa situação!

Se você ficar com o carro atolado mesmo depois das nossas dicas, sua opção deve ser ligar para um guincho. Espere ele chegar e não se desespere.

Como evitar que o carro fique atolado?

A melhor forma de não ter que retirar o carro atolado é evitar que aconteça. Para isto é preciso tomar algumas medidas de segurança. Desta forma, assim que notar o solo instável e identificar sinais de que ele pode atrapalhar a rotação das rodas, procure:

  • manter a velocidade constante, com a marcha baixa e com alta rotação do motor;
  • murchar os pneus a cada 10 segundos até que fiquem com a metade da calibragem recomendada;
  • evitar andar pelos acostamentos ou nas margens;
  • não acelerar caso perceba que o carro atolou.

Torne-se um associado da Auto Visa Rio!

Agora que você sabe o que fazer quando notar o carro atolado, não perca a chance de se tornar um associado da Auto Visa Rio. Nós somos uma associação de proteção veicular com valor justo de mensalidade. Seu carro já sai coberto após a contratação. Nós temos serviço de reboque 24 horas e lhe levamos até a sua casa, entre muito outros benefícios. Ficou interessado? Entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos serviços.

Gostou das nossas dicas sobre carro atolado? Confira outros conteúdos como este em nosso blog:

× Qual a sua dúvida?