Batida de carro: como evitar esse problema?

29 de junho de 2019
115
imagem de batida de carro

Cerca de 80% dos acidentes acontecem em estradas com boas condições. Por um lado, esse dado demonstra que motoristas devem redobrar a atenção. Por outro, o excesso de confiança é um dos fatores possíveis de serem encontrados como motivação para tal. Nesse sentido, a Auto Visa Rio preparou este artigo com as principais formas de evitar batida de carro. Gostaria de saber quais são? Prossiga a leitura!

Saiba as formas de evitar batida de carro

Os tipos de colisões são: traseira e frontal. A direção defensiva é um recurso que pode ser utilizado para evitá-los. Assim sendo, é preciso que o condutor tenha em mente que o ato de dirigir deve ser interpretado como um conjunto de ações. Os meios de evitar batida de carro deverão ser tomados para o benefício de todos em razão de um trânsito seguro. A seguir, veja os melhores meios de evitar batidas de carro.

2019 07 08 batida de carro como evitar esse problema1 300x200 Batida de carro: como evitar esse problema?

Respeite a distância de segurança

Respeitar a distância de segurança é um modo comum de evitar colisões. A batida de carro pode ocorrer com o veículo da frente, por exemplo, quando o condutor não encontra-se na distância que o permite frear. Dessa forma, a distância de segurança concede ao condutor tempo suficiente para resposta a quaisquer fatos inesperados. Lembre-se: em condições de pista molhada, a distância de segurança deve ser redobrada.

Dirija com atenção e cautela

Depois de manter o hábito de dirigir durante determinado tempo, é comum que a prática torne-se “automática”. No entanto, ainda que você conheça muito seu carro, dirigir com atenção e cautela é ideal. Por isso, caso tenha bebido, esteja sonolento ou em situação de estresse, por exemplo, opte por outra maneira de deslocar-se.

Respeite as faixas horizontais

Respeitar as faixas horizontais das vias é uma das maneiras de impedir que ocorra uma batida de carro. Ela é fundamental para que não aconteça colisão frente a frente entre veículos. Assim, torna-se necessário que os condutores estejam atentos às mensagens transmitidas por elas. Caso sejam contínuas, não é permitido realizar ultrapassagens e deslocamentos laterais. Entretanto, as tracejadas admitem que os movimentos sejam sucedidos.

2019 07 08 batida de carro como evitar esse problema2 300x200 Batida de carro: como evitar esse problema?

Utilize as setas e o pisca-alerta

As setas são ideais para indicar aos outros condutores da via qual intenção será tomada. Cabe ao motorista validar se a seta acionada remete-se ao destino que o automóvel será dirigido.

O pisca-alerta, tal como as setas, serve como um modo de alerta aos demais motoristas. Ele deverá ser acionado em casos de perigo real. Dessa forma, torna-se um excelente modo de evitar batida de carro. No entanto, não deve ser usado quando o carro estiver em movimento. O uso das setas e do pisca-alerta é fundamental para a boa convivência no trânsito.

Respeite a sinalização

Desrespeitar a sinalização das vias é uma infração gravíssima, que tem como penalidade a multa de sete pontos na carteira. Além disso, pode gerar batida de carro em cruzamentos, por exemplo. Logo, o condutor deve respeitar sinal vermelho, a placa “Pare” e reduzir a velocidade ao aproximar-se de uma encruzilhada. Em caso de dúvida sobre a preferência da via, o ideal é parar o veículo.

2019 07 08 batida de carro como evitar esse problema3 300x200 Batida de carro: como evitar esse problema?

Procurando por uma empresa especializada?

Gostou do nosso artigo sobre como evitar batida de carro? Conheça a Auto Visa Rio! Somos uma associação de proteção veicular! Entre nossos serviços, você encontra cobertura contra colisões, assistência jurídica, serviços 24 horas e muito mais! Entre em contato conosco e conheça os benefícios de ser nosso cliente!

Fechar
Auto Visa Rio anuncia patrocínio oficial ao Fluminense